Connect with us

RIO POLÊMICO!

Vídeo mostra mancha branca no Rio do Brás em Canasvieiras

Publicado em

Espuma branca no Rio do Brás


Os problemas que atingem o Rio do Brás em Canasvieiras, parecem não ter fim. Nas últimas horas, imagens que mostram uma mancha branca no rio viralizaram nas redes sociais. Os moradores, desconfiados, denunciaram em comentários que trata-se de esgoto sendo depositado clandestinamente no rio por meio das tubulações pluviais. A prefeitura recebeu o vídeo da reportagem nesta segunda-feira (21) e ainda não se manifestou. As imagens foram feitas no domingo por uma moradora de Canasvieiras.

Nas imagens, é possível ver que, além da maré alta por conta da ressaca na costa, existe uma tubulação pluvial na parte baixa da imagem, de onde sai uma água que segue em correnteza para o ponto onde está a mancha. A coloração  pode ser sabão trazido pela rede de canos até o rio. Outra hipótese é que a espuma tenha sido trazida pela maré alta que afeta a região costeira desde o fim de semana.

O Rio do Brás em Canasvieiras sofreu nos últimos dois anos uma série de ações promovidas pela prefeitura e pela Casan para minimizar a poluição no local, após um escândalo internacional que trouxe uma repercussão negativa ao bairro. As ações surtiram efeitos provisórios, porém as fiscalizações quanto as ligações clandestinas não andam na capital. No fim de 2017, a prefeitura disse que retomaria as fiscalizações em outra modalidade, porém isso não aconteceu até esta segunda-feira (21).

A Casan, que trata a água do Rio do Brás desde os escândalos de poluição, disse que a espuma não tem relação com a empresa. A Prefeitura de Florianópolis ainda não se manifestou.

Leia mais

Acontecendo