REPORTAGEM EXCLUSIVA

VÍDEO: Espuma branca que apareceu em rio de Ingleses será investigada pela prefeitura

Suspeita-se que a substância química que foi jogada no rio seja sabão

COMPARTILHE ›

O aparecimento de uma espuma branca no Rio Capivari na Praia dos Ingleses gerou um alerta para moradores e para os órgãos de meio ambiente em Florianópolis. Com altos níveis de poluição, o curso do rio que começa após o Sítio de Cima está sendo poluído por uma substância química que suspeita-se ser sabão. Porém, só uma análise feita pela Prefeitura de Florianópolis vai indicar o que é a espuma.

Ela é vista constantemente no período da manhã, entre 6h e 7h no ponto próximo a SC-403, quando o rio cruza sob a rodovia. Um internauta do Jornal Conexão Comunidade, que pediu para não ser identificado, afirmou que a substância estranha é flagrada todos os dias por ele. Uma das suspeitas é que a espuma seja causada por sabão que sai de tubulações que desembocam no rio. Isso reforça a confirmação de ligações clandestinas no local.

Em nota ao Jornal Conexão Comunidade, a diretoria de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura disse que vai ao local entre hoje e quarta-feira (17) para verificar o problema e tomar as medidas cabíveis. A Floram, após a identificação da origem do lançamento, pode aplicar auto de infração e multar quando a irregularidade não é corrigida. Também pode efetuar o lacre da tubulação irregular no ambiente.

O rio foi limpo recentemente pela Prefeitura de Florianópolis com a retirada de vegetação e matéria orgânica acumulada. Com a ampliação do sistema de esgoto e a construção de uma estação de tratamento (ETE), todo o efluente que passou pelo processo será depositado no rio. Porém, isso só vai ocorrer com o início do processo de tratamento.