IMUNIZAÇÃO

“Tomo a vacina há muitos anos e nunca tive gripe”, diz primeiro paciente imunizado

José Lemos, 76 anos, foi o primeiro a receber a dose contra a influenza no Centro de Saúde do Santinho

COMPARTILHE ›

Este slideshow necessita de JavaScript.

José Lemos, 76 anos, foi o primeiro paciente a ser imunizado contra a gripe (Influenza) no Centro de Saúde do Santinho nesta manhã de segunda-feira (17) em Florianópolis. Ele chegou antes da abertura do posto. “Tomo a vacina há muitos anos e nunca tive gripe. Eu e minha esposa tomamos todos os anos”, disse seu José.

LEIA MAIS:
– Idosos e portadores de doenças crônicas serão os primeiros vacinados contra gripe

Ele faz parte do grupo prioritário atendido pela campanha nacional de vacinação que inclui idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (Indivíduos que apresentem pneumopatias, incluindo asma, nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e etc…).

Em 2017, a campanha foi antecipada para 17 de abril, seguindo até 26 de maio. O Centro de Saúde recebe anualmente dezenas de frascos da vacina, sendo que cada um tem 10 aplicações.

Como aconteceu com seu José, a vacina é aplicada na parte lateral do corpo ou pode ser também através do braço direito. A aplicação pode ser realizada no braço esquerdo, caso o direito esteja machucado ou com algum tipo de complicação. Não é recomendado que a dose seja aplicada na barriga.

A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de imunização da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% da população-alvo. No Dia D de Mobilização Nacional, 13 de maio, os postos de vacinação de todo o estado ficarão abertos das 8h às 17h.