INAUGURAÇÃO

Subestação da Celesc nos Ingleses é inaugurada oficialmente

Nova subestação opera o sistema desde o mês de dezembro e nesse período já desempenhou uma melhoria no abastecimento de energia da região, diz presidente da Celesc

COMPARTILHE ›
celesc-inauguração-subestação Norte da ilha
Foto: Luzia Vidal / Jornal Conexão Comunidade

A nova subestação da Celesc no bairro Ingleses, em Florianópolis, foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (23) às 10h. Estiveram presentes à solenidade, lideranças comunitárias, o Presidente da Celesc, Cleverson Siewert, o Prefeito Gean Loureiro e o Governador Raimundo Colombo.

A Subestação Florianópolis Ingleses está localizada na Avenida Internacional, junto ao trevo da Rua Elias Daux (Rua do Futuro) – no bairro Ingleses, em Florianópolis.

A obra teve R$ 10,8 milhões de investimentos, e representa 25% a mais de energia para os bairros Ingleses, Santinho e Rio Vermelho, a serão cerca de 22 mil unidades que representam 60 mil pessoas beneficiadas pela obra.

Segundo Cleverson Siewert, a Subestação Florianópolis Ingleses foi planejada para receber ampliações no futuro de acordo com a necessidade e a demanda, já que o Norte da Ilha, é uma das regiões que mais cresce na cidade.

A nova subestação opera o sistema desde o mês de dezembro de 2016 e nesse período já desempenhou uma melhoria no abastecimento de energia da região.

O presidente ressaltou que o Norte da lha possui uma quantidade expressiva de ligações de luz irregulares e que isso pode colaborar para a ineficiência do sistema. A Celesc vai intensificar a fiscalização e proceder o corte de energia nas residências e comércios que estiverem em situação irregular, disse o presidente

A subestação opera com tensão de 138.000 Volts e capacidade instalada inicial de 26,6 MVA, com saída para quatro alimentadores – redes-tronco por onde se transporta a energia da subestação até os ramais que compõem a malha de distribuição. A unidade está planejada para futuras ampliações, prevista para comportar até 80 MVA e oito alimentadores.

O prefeito Gean Loureiro falou da importância do suporte de abastecimento e da constância de energia para poder atrair novos investimentos, gerar mais empregos e até mesmo mais arrecadação de impostos para o município.

“Esse é mais um passo do Governo do Estado em reconhecimento ao crescimento do Norte da Ilha, nós esperamos que a subestação possa funcionar plenamente e possamos avançar cada vez mais com o serviço dessa estrutura na região”, ressaltou o prefeito.