Silvio Souza: “Equipe, time, grupo ou parada de ônibus”

contato@jornalconexao.com.br

COMPARTILHE ›

colunista-silvio-bannerOutro dia estava na praia com minha esposa, quando ouvimos um ambulante falando com um cliente, dizia ele:   Ano novo não muda nada …é só o dia que muda. Não sei a que se referia, se a sua atividade ou se a sua luta diária.

Minha esposa comentou:  Se não tivesse ano novo as pessoas cansariam e desistiriam. É a mudança de ano que estimula a continuarem, a criarem forças para enfrentar o dia a dia.  Verdade.

É a sensação de que tudo será diferente com a mudança.

Fiquei pensando: O marco do ano novo é aquilo que podemos chamar de recomeço, e onde as pessoas fazem planos, escrevem seus objetivos e muitas empresas reveem suas estratégias, repensam ações e mudam equipes, mesmo que para isto obviamente não precisariam esperar o novo ano.

Hoje vou abordar exatamente isto: Mudança de equipes.

Durante minha vida profissional ouvi gerentes referirem-se a seu quadro de vendas das mais diversas formas, hora chamando de EQUIPE, hora chamando de TIME, hora de meu GRUPO, enfim, buscando títulos que represente força, motivação, e que estimule para que os resultados sejam atingidos.

Mas, acreditem, muitas vezes o que realmente vi foi UMA PARADA DE ÔNIBUS CHEIA DE GENTE.

Explico: A definição de equipe/time/grupo ou parada de ônibus quando conceituadas parecem ser a mesma coisa.

Veja se esta definição não serve pra todas?

PESSOAS REUNIDAS COM UM OBJETIVO COMUM.

Isto pode ser uma PARADA DE ÔNIBUS. Não pode?

Particularmente sempre gostei de utilizar a palavra TIME. Relaciono com futebol.  Me vem a mente o objetivo claro da vitória, do cada um cuidando do seu espaço, porém preocupado e contribuindo com o outro. Da responsabilidade do andar pra frente, do defender quando preciso for, mas principalmente de servir o companheiro do time para que busque o gol.

Então, neste recomeço, verifique se o que você tem realmente em sua empresa é um time ou uma Parada de ônibus.

Não se iluda, parada de ônibus não vai te levar a nada. Ninguém ali está preocupado com o outro e muito menos se você chegará a seu objetivo. Aquilo que parece na verdade ser um objetivo comum é puramente INDIVIDUAL.

O ano de 2016 será um ano de grandes desafios, e para isto os times devem estar afinados e com objetivo definido e comum a todos.

Evite as paradas de ônibus.

Finalizando, e te provocando a pensar:

Na família?  Você tem um time ou uma parada de ônibus?

Não importa qual sua posição na família, trabalhe para que seja um time.  Vocês, como time, enfrentarão o campeonato de 2016 e o risco de rebaixamento será zero.  Acredite nisto.

Até breve e boa semana.