REPORTAGEM EXCLUSIVA

Secretárias são demitidas da rede municipal e matrículas são transferidas sem divulgação

Todo o processo para a entrada de alunos novos na rede municipal, foi transferido sem qualquer aviso ou divulgação da secretaria

COMPARTILHE ›
Foto: Luzia Vidal / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Luzia Vidal / Jornal Conexão Comunidade

ATUALIZADA ÀS 12h20

Avisadas 12 horas antes do início do período de matrículas para alunos novos, as escolas da rede pública municipal de Florianópolis foram surpreendidas com a demissão das secretárias responsáveis pelos processos de matrícula e documentação das instituições, um dos cargos mais importantes. Consequentemente, todo o processo para a entrada de alunos novos na rede municipal, foi transferido sem qualquer aviso ou divulgação da secretaria.

Na Herondina Medeiros Zeferino, a maior da cidade em Ingleses, a população foi avisada através das redes sociais pelo diretor Willian Marques Pauli. A escola também informou pelo Facebook que o procedimento de matrículas foi transferido para o dia 6 de Fevereiro e vai ocorrer somente pelo site da prefeitura, independentemente da abertura da secretaria.

Sem secretárias, as escolas ficam impedidas legalmente de dar seguimento a processos como transferências, declarações e atestados. Até mesmo para que os alunos comprem meio passe para o transporte é necessário um atestado assinado pela secretária da escola.

Pelo WhatsApp, a Escola Maria Conceição Nunes do Rio Vernelho, avisou a comunidade escolar. “Até que a prefeitura resolva a besteira que fez, recontratando a nossa secretária através de uma empresa terceirizada, e com isso aumentando gastos com pessoal, não haverá atendimento a comunidade na escola”, disse o diretor Hugo Matias Sperb.

Em reunião com diretores, a Prefeitura de Florianópolis confirmou que elas serão recontratadas, mas ainda não há previsão.

O Jornal Conexão Comunidade entrou em contato com o secretário Maurício Pereira que afirmou que a medida vai onerar os cofres públicos no primeiro momento, mas tem o objetivo de economizar. O cargo terá pessoas em função gratificada. A contratação terceirizada para resolver o problema das demissões, causadas pela reforma administrativa, vai ocorrer nos próximos dias.

Quanto aos atestados de matrícula para alunos, o secretário diz que os diretores podem assinar os atestados. Se algum diretor se sentir impedido, o secretário comandante da pasta diz que assina os documentos.

AVISO DA ESCOLA HERONDINA:Secretárias são demitidas da rede municipal e matrículas são transferidas sem divulgação

AVISO DA ESCOLA MARIA CONCEIÇÃO:Secretárias são demitidas da rede municipal e matrículas são transferidas sem divulgação