POLUIÇÃO

Rio Capivari passa por limpeza feita pela prefeitura na Praia dos Ingleses

COMPARTILHE ›

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Prefeitura de Florianópolis começou a executar uma limpeza no Rio Capivari em Ingleses para a retirada de matéria orgânica acumulada, além do lixo que se espalha ao longo do curso de água até o mar. Os trabalhos se estendem também ao Ribeirão Capivari, que é o pequeno rio que corta um pedaço da região das Gaivotas, desaguando no rio próximo ao mar.

Segundo o intendente Gabriel Lemos, o objetivo, além de melhorar a qualidade da água e identificar ligações clandestinas de esgoto, é fazer a desobstrução das valas e dar mais vasão de água, sem que ela fique represada ao longo de algumas ruas, causando alagamentos.

A expectativa é que o trabalho dure uma semana, se as condições do tempo permitirem. O trabalho de limpeza do rio é cobrado por moradores desde o ano passado, sendo que o rio registrou novamente altos índices de poluição nesta temporada de verão.

FUTURO

Quando a ampliação do sistema de esgoto estiver pronta, junto com a estação de tratamento (ETE), todo o efluente que passar pelo processo de despoluição será depositado no Rio Capivari. A Casan disse que isso vai minimizar os índices de poluição no mar.