ANÁLISE
“Precisamos ocupar os espaços que o tráfico ocupou”, diz especialista em segurança

O especialista em segurança, coronel Eugênio Moretzsohn, fez uma análise da insegurança enfrentada pelos moradores do Norte da Ilha. Do domingo de páscoa (16) até esta terça-feira (18), foram oito homicídios. Dois na comunidade do Arvoredo (siri), um no Rio Vermelho e cinco na Vila União.
LEIA MAIS:
– Seis homicídios são registrados pela Polícia Civil no Norte da Ilha
O coronel disse que não adianta só colocar a Polícia Militar (PM) no fogo cruzado, onde existe a guerra de facções, já que a polícia vai revidar muitas vezes o fogo disparado pelos criminosos e quem sofre são as pessoas de bem que moram nesses locais. Ele afirmou que precisamos cobrar dos nossos representantes mudanças das políticas e da legislação, para que a força policial seja mais forte e tenha mais poder.
“Na altura do campeonato, a polícia precisa agir como polícia. Mas a outra parte precisa acompanhar. Precisamos ocupar os espaços que o tráfico ocupou. Nesse momento, a polícia precisa levantar informações de inteligência, se infiltrar, fazer barreiras e se mostrar para a população que precisa se sentir mais segura. A sensação de segurança é muito importante, é psicológica”, disse.
O problema, na visão do coronel, são os usuários de drogas que alimentam o tráfico. Isso causa a disputa entre facções criminosas por pontos de tráfico, como o que ocorreu nesta madrugada na Vila União. Na visão dele, a sociedade precisa participar mais ou terá como ‘pena’ tornar os locais de moradia uma fortaleza.
“O problema não é só policial. É mais social. A polícia é um ator importante, porém os outros atores não estão presentes. São as políticas públicas como educação, saneamento básico, lazer, geração de renda, oportunidades, investimentos sociais… Pego como exemplo o que aconteceu no Rio de Janeiro. Se criou uma política específica (Unidade de Polícia Pacificadora – UPP) e não funciona, já que os outros atores estatais não acompanharam a escalada”, disse.
O número de homicídios em Florianópolis já é de 75 desde o início do ano.
-
Destaque 031 semana atrás
Terremoto de 3.6 de magnitude é registrado na costa de Florianópolis
-
Destaque 021 semana atrás
Morre no hospital fiscal de ônibus que se acidentou na SC-403
-
Destaque 031 semana atrás
Polícia registra dois homicídios no Norte da Ilha em menos de 24 horas
-
Destaque 034 dias atrás
Dez linhas de ônibus são suspensas após coletivo ser incendiado
-
Destaque 013 dias atrás
Polícia é acionada para averiguar artefato na beira da praia em Ingleses
-
Destaque 031 semana atrás
Acidente entre moto e carro bloqueia parcialmente a SC-403 no Norte da Ilha
-
Destaque 021 semana atrás
Motorista que atropelou três em Ingleses é preso por desvio de carga, diz jornal
-
Destaque 034 dias atrás
Ônibus executivo é incendiado no ponto final do Travessão