OBRAS

Nova subestação Ingleses da Celesc começa a operar no próximo fim de semana

Projeto está avaliado em R$ 5,8 milhões e vai dar mais confiabilidade ao sistema na região dos Ingleses

COMPARTILHE ›
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Após oito anos de lançamento do projeto, a nova subestação Ingleses inicia a operação no próximo fim de semana. A informação foi confirmada por Adriano luz, chefe da Divisão Técnica da Celesc, ao Jornal Conexão Comunidade. O projeto está avaliado em R$ 5,8 milhões e vai dar mais confiabilidade ao sistema na região dos Ingleses, atendendo todos os bairros desta região do Norte da Ilha, atingindo até a Barra da Lagoa.

“Ela vai trabalhar quase que de forma paralela com a subestação Ilha Norte, que fica ao lado do Ilha Shopping, e vai complementar, levando energia para toda a região de Ingleses”, afirmou Adriano Luz. A atual subestação em funcionamento opera com pouco mais de 50% da capacidade durante o ano, mas no verão, ultrapassa 100%, o que mostrou a necessidade de uma nova subestação no Norte da Ilha.

A nova obra executada pelo Cosórcio Quantum contempla a instalação de um transformador de 138/13,8 kV, de quatro entradas de linha de 13,8 kV para a distribuição e de um banco de capacitores de 4,8MVAR para compensação reativa. O foco da nova obra é dar confiabilidade ao sistema, principalmente durante o verão, quando a demanda por energia elétrica é muito maior nesta região da cidade.

Mesmo com a entrada em operação, a Celesc ainda não marcou a cerimônia de inauguração oficial.

POSTES GIGANTES

Por muito tempo, os 44 postes gigantescos ao longo da SC-403, que dividem a “subestação Ilha Norte” e a Praia dos Ingleses, estiveram inoperantes. Depois desse período, a Celesc energizou as linhas de transmissão com uma tensão bem abaixo da suportada pela linha. Essa energia estava sendo utilizada para abastecer o trecho norte de Ingleses e assim permanece até a finalização das obras da subestação.