Connect with us

PRIMEIRO DAS AMÉRICAS

Norte da Ilha terá primeiro trecho do Caminho de Santiago de Compostela na América

Publicado em

Norte da Ilha terá trecho do Caminho de Santiago de Compostela na América
Norte da Ilha terá trecho do Caminho de Santiago de Compostela na América

Foto: Divulgação

O famoso Caminho de Santiago de Compostela, percorrido há séculos por peregrinos de todo o planeta para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, será implantado no Norte da Ilha em Florianópolis. Serão 21 km que complementam o percurso na Espanha passando por igrejas da região. A informação foi publicada pela revista Veja.

É a primeira vez que um país do continente americano tem um trecho oficialmente reconhecido pelos espanhóis. Os idealizadores da novidade são Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur, dois brasileiros apaixonados pelo Caminho de Santiago.

“Em dezembro passado a Catedral de Santiago resolveu rever suas regras e passou a conferir a Compostela [o certificado de conclusão do Caminho] a quem percorrer os 77 km entre La Coruña a Santiago e o restante para completar 100 km em seu país de origem”, disse Fábio.

A rota escolhida começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, depois passa pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, e terminando os 21 km de extensão no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na Praia dos Ingleses. O caminho pode ser percorrido em um dia, já que o nível de dificuldade não é alto.

“Chegamos a pensar em São Paulo, mas achamos que Florianópolis era ideal. Além da facilidade de acesso, com um aeroporto internacional próximo, a ilha já tem alguns caminhos que são usados como preparação para o de Santiago, além da questão da segurança”, explicou Farah.

Apesar de já ter sido oficialmente reconhecido e integrado ao trajeto histórico desde 27 de abril, só a partir do dia 29 de junho os peregrinos poderão ter suas credenciais carimbadas nas quatro igrejas que fazem parte do Caminho Brasileiro.

Leia mais

Acontecendo