APAGÃO

Moradores do Norte da Ilha passam a virada do ano no escuro

Celesc diz que um cabo partido por um raio na SC-403 causou todo o problema

COMPARTILHE ›
Moradores do Norte da Ilha passam a virada do ano no escuro
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Moradores do Norte da Ilha passaram a virada para 2017 no escuro. Os problemas no fornecimento de energia elétrica atingiram principalmente a Praia dos Ingleses, onde houve quedas até a suspensão total do serviço por volta das 23h30 deste sábado (31). O trecho norte foi o mais afetado. Na maioria dos locais a luz voltou por volta de 3h30 deste domingo (01). A Celesc disse que o problema foi em um cabo partido.

Como não havia luz, muitos turistas e moradores optaram por não ir a praia na hora da virada, mesmo com chuva, em virtude da falta de energia.

Pelas redes sociais, pessoas reclamaram. Internautas também relataram apagão na Vargem do Bom Jesus e no Travessão. “Aqui na Vargem do Bom Jesus estamos sem luz direto”, disse uma pessoa no Facebook. “Vai e volta a luz na minha rua desde as 21hrs”, afirmou outra pessoa.

Segundo Adriano Luz, chefe do Departamento Técnico da Celesc, um raio partiu um cabo que leva energia para a nova subestação da Praia dos Ingleses. “Nós chegamos a ter 6 mil unidades consumidoras sem energia. Depois da manobra pelos nossos computadores, ficamos com apenas mil unidades. As equipes trabalharam na recuperação do cabo na SC-403 até às 3h deste domingo”, disse.

O cabo com problemas leva energia até a nova subestação Ingleses, que entrou em funcionamento em 2016 para dar mais confiabilidade ao sistema de distribuição de energia no Norte da Ilha, afetado por muitas quedas de luz em temporadas passadas. Além do cabo, um alimentador apresentou problemas na região do Rio Vermelho, o que provocou a queda de luz neste bairro e na Barra da Lagoa. Adriano confirmou que, neste caso, a luz voltou antes da virada do ano.