E AGORA, JOSÉ?

Mesmo com novo governo, Portal da Transparência segue sem funcionar

Funcionamento do portal é regrado por uma lei federal, que determina que qualquer pessoa pode ter acesso aos gastos e receitas do município ou de um órgão

COMPARTILHE ›
Mesmo com novo governo, Portal da Transparência segue sem funcionar
Foto: Reprodução / Jornal Conexão Comunidade

Sem funcionar desde agosto, o Portal da Transparência segue fora do ar em Florianópolis mesmo com a saída de César Souza Júnior e posse do prefeito Gean Loureiro. O funcionamento do portal é regrado por uma lei federal, que determina que qualquer pessoa pode ter acesso aos gastos e receitas do município ou de um órgão.

Quem acessa o portal, através do site da prefeitura, não consegue visualizar pontos como receitas e gastos públicos em investimentos, diárias, passagens e etc… Quem clica nesses itens, aparece uma mensagem de erro e dezenas de códigos. O problema com o portal da transparência de Florianópolis é acompanhado pelo Jornal Conexão Comunidade desde setembro de 2016.

O alerta já havia sido feito pelo Ministério Público no início de dezembro, mas até agora a prefeitura não mantém o funcionamento correto da ferramenta. O Observatório Social já havia notificado a prefeitura, mas a ferramenta segue sem funcionar e a prefeitura não cumpre a lei.

No fim de 2016, a prefeitura justificou que a empresa responsável pela manutenção não estava cumprindo o trabalho. A nova administração ainda não se posicionou sobre o problema.