REPORTAGEM EXCLUSIVA

Mancha toma Baía de Canasvieiras após rompimento de dique no Rio do Bráz

Mar é novamente contaminado pelas águas poluídas depois de que uma medida paliativa da prefeitura não deu certo

COMPARTILHE ›
Fotos: Valéria Vieira / Divulgação
Fotos: Valéria Vieira / Divulgação

Uma mancha de esgoto no mar de Canasvieiras chamou a atenção nesta sexta-feira (15) após o rompimento do dique provisório que impedia o encontro das águas do Rio do Bráz com o mar. A mancha tomou parte da baía de Canasvieiras, como mostra a imagem obtida com exclusividade pelo Jornal Conexão Comunidade. O rompimento do dique construído pela prefeitura ocorreu com a forte chuva ocorrida na noite passada.

LEIA MAIS:
– Dique rompe e Rio do Bráz volta a atingir o mar de Canasvieiras
– Casan promete estação de tratamento de esgoto até o final do ano em Canasvieiras
– Emanuel Soares: “Prefeito não será mais convidado para reuniões do Codeni”
– PM prende jovem que assaltou passageiros de ônibus no Rio Vermelho
– Fios de luz na areia expõe banhistas ao risco de um choque em Ingleses

A imagem impressionante mostra uma mancha mais escura no mar e ela foi registrada de dentro de um dos barcos que fazem passeios com os turistas. Muitos veranistas ganharam de presente máscaras cirurgicas para poder transitar pelo local no dia de hoje.

O cheiro fétido ou ‘nauseabundo’ como creditado pelo principal jornal argentino, Clarín, quase não permite a presença de pessoas por muito tempo nas proximidades do Rio do Bráz em Canasvieiras. Nesta quinta-feira (14), o Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao município que a barreira de areia fosse desmanchada para que o rio voltasse ao curso natural.

Fotos: Valéria Ribeiro / Divulgação
Fotos: Valéria Ribeiro / Divulgação

As autoridades públicas da cidade ainda não sabem o que vão fazer para resolver definitivamente o problema do Rio do Bráz. Além das ligações irregulares de esgoto na rede pluvial, dia 31 houve vazamento de esgoto da estação elevatória da Casan, ao lado do rio. O caso foi noticiado com exclusividade pela coluna do jornalista Emanuel Soares do Jornal Conexão Comunidade (JCC).

Fotos: Valéria Ribeiro / Divulgação
Fotos: Valéria Ribeiro / Divulgação