CASAN EXPLICA...

Limitações da licença ambiental excluem Sítio Capivari da ampliação do esgoto

COMPARTILHE ›

saneamento-basico-bandeira

estação de tratamento de esgoto
Foto: Projeto da Estação de Tratamento em Ingleses / Reprodução

A ordem de serviço para a ampliação do sistema de esgoto na Praia dos Ingleses é assinada na manhã desta sexta-feira (24). Porém, as limitações da licença ambiental concedida pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) excluem um pedaço do Sítio Capivari das obras que serão autorizadas hoje e que começam em um mês. O sistema vai abranger 14 bacias de esgotamento sanitário para atender o centro de Ingleses (áreas norte e sul do bairro), além da praia do Santinho, beneficiando 42 mil moradores fixos e mais a população flutuante (veranistas).

“O projeto prevê o lançamento do esgoto tratado em nível terciário no Rio Capivari. Então, o rio tem uma capacidade de absorção desse efluente e não pode exceder isso. Para limitantes da licença ambiental, a Fatma autorizou apenas 105 litros por segundo. (…) As obras ficam concluídas em dois anos e meio. Após isso, já estamos em estudo e vamos fazer a captação de recursos. Deve levar quatro anos”, disse Fábio Krieguer, engenheiro da Casan.

A previsão da companhia é que a nessa mesma fase, seja incluído o projeto de captação e tratamento do esgoto no Rio Vermelho. A obra autorizada vai custar R$ 84 milhões e terá financiamento da Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica).

A ordem de serviço assinada hoje vai ampliar a rede em Ingleses e na Praia do Santinho, contemplando 58 quilômetros de redes coletoras, 4,4 mil ligações domiciliares, oito estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto. O tratamento de nível terciário, é o mais efetivo e completo e possibilita a remoção de matéria orgânica e também de fósforo e de nitrogênio do efluente.

Atualmente, Ingleses tem rede em 1/3 do bairro na região da Rua das Gaivotas, e o tratamento desta coleta é feito na ETE de Canasvieiras. Com a conclusão da obra dos Ingleses/Santinho, prevista para o final de 2018/início de 2019, não será mais enviado esgoto dos Ingleses para ser tratado em Canasvieiras, aliviando ainda mais aquela estação que recentemente foi ampliada.

POLUIÇÃO

A expectativa da companhia é que o tratamento de qualidade e o lançamento do efluente em nível terciário no Rio Capivari vá diminuir os índices de poluição na praia. Análises de balneabilidade da Fatma apontam o mar impróprio para banho, junto ao rio, desde outubro de 2016.