RUA DOS CANUDOS

Liberação de crédito não significa que tenha dinheiro, diz secretário de Obras

Obras de calçamento e drenagem em via dos Ingleses não aconteceram desde uma publicação no Diário Oficial de Florianópolis em 2013

COMPARTILHE ›
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Após reportagem do Jornal Conexão Comunidade que revelou a liberação de crédito pela Casa Civil para o calçamento da Rua dos Canudos através do Diário Oficial em 2013, dinheiro que não foi aplicado na obra, o secretário de Obras de Florianópolis, Rafael Hahne, explicou que isso não significa que a prefeitura tenha a verba disponível para a execução dos trabalhos.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA
– Verba para drenagem e pavimentação publicada no diário oficial não foi investida

Arte: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade
Arte: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

“Eu não estava na secretaria na época. Mas essa liberação não significa que tenha a verba disponível. É apenas a liberação para o princípio do edital de licitação, porém não havia dinheiro e não aconteceu”, rebateu. Segundo Hahne, todo o serviço público trabalha com orçamento que muitas vezes não reflete a realidade do quadro financeiro. Outras vezes, também ocorre o remanejamento orçamentário.

Segundo o Senado Federal, modalidade de crédito adicional é destinado ao reforço de dotação orçamentária já existente no orçamento. É autorizado por lei e aberto por decreto do Executivo. No site do Governo Federal, dotação orçamentária significa valores monetários autorizados, consignados na Lei Orçamentária Anual (LOA) para atender a uma determinada programação orçamentária.

O Jornal Conexão Comunidade denunciou ontem o caso da Rua dos Canudos em uma reportagem exclusiva. A rua segue sem calçamento nem drenagem. Com a chuva dos últimos dias, muitos buracos abriram na extenção da via que contorna a margem do Rio Capivari na Praia dos Ingleses.