REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

‘La Nación’ diz que casos de viroses ocorrem por causa do esgoto nas praias

Cônsul-geral da Argentina em Santa Catarina confirmou ao jornal que muitos turistas estão doentes no Norte da Ilha

COMPARTILHE ›

la-nacion-casos-viroses-intoxicaçoes-canasvieirasO jornal argentino ‘La Nación’ publicou nesta segunda-feira (25) reportagem sobre os casos de viroses que estão afetando as férias de milhares de pessoas na Praia de Canasvieiras. O texto relaciona as viroses com o esgoto e as informações foram confirmados por uma entrevista com o cônsul-geral da Argentina em Santa Catarina, Alejandro Verdier.

“Tivemos muitas crianças com vômitos, diarreia e irritações na pele e nos olhos por causa do esgoto que chega ao mar através do Rio do Bráz”, afirmou Verdier ao La Nación.

OUTRAS NOTÍCIAS:
– Casan apresenta planejamento de emergência para minimizar poluição
– Falta de luz atingiu 8,1 mil unidades consumidoras no Norte da Ilha
– Homem morre com golpes de ‘espetinho de madeira’ no Norte da Ilha
– Ligação até a rede de esgoto da Casan é cara e difícil de entender
– VÍDEO: Casan é multada por despejar esgoto in natura no Rio Capivari

O cônsul disse que até agora, nenhum episódio grave foi registrado e que ao conhecimento do consulado, grandes filas de turistas estrangeiros se formam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Norte) e em farmácias. Na maioria dos casos, as vítimas da virose usaram medicamentos injetáveis.

O jornal estrangeiro afirmou ainda que as autoridades de Florianópolis prometeram redobrar a fiscalização sobre as ligações irregulares de esgoto, mas que durante o fim de semana turistas ainda se queixavam do mau cheiro na zona do rio (foto abaixo) que é um ‘virtual esgoto a céu aberto’, classificou o La Nación.

A reportagem do La Nación chama a atenção dos argentinos 13 dias após o Clarín também publicar uma reportagem onde abordou os casos de virose e contaminação das águas. Uma fonte ouvida pelo Jornal Conexão Comunidade (JCC) disse que turistas estão enviando para as imobiliárias de Canasvieiras e-mails com o link da matéria do Clarín perguntando as condições do mar. Algumas reservas foram canceladas.

Fotos: Valéria Ribeiro / Divulgação
Fotos: Valéria Ribeiro / Divulgação

VIROSES

A saúde Florianopolitana nega veementemente que grande parte dos casos de virose tenham relação com o banho de mar. A prefeitura diz que o manuseio inadequado dos alimentos causam o problema. O Governo do Estado disse que 70% dos casos identificados pelo levantamento que apontou o ‘surto’ de diarreia na região estiveram na praia. Na segunda-feira, 4 de janeiro, o Jornal Conexão Comunidade noticiou com exclusividade o aumento no número de casos de virose na região.

LEIA AQUI A REPORTAGEM COMPLETA DO LA NACIÓN EM ESPANHOL

LEIA AQUI A REPORTAGEM COMPLETA DO CLARÍN EM ESPANHOL