SANEAMENTO BÁSICO É NOSSA BANDEIRA

Justiça atrasa ampliação do sistema de esgoto da Praia dos Ingleses

COMPARTILHE ›

saneamento-basico-bandeiraO processo de ampliação do sistema de esgoto da Praia dos Ingleses está paralisado desde novembro. A assinatura da ordem de serviço seria assinada nesta segunda-feira (16) segundo o presidente da Casan, Valter Galina. Porém, o projeto segue trancado nas mãos da Justiça. O consórcio Trix-Infracon não foi habilitado por não se enquadrar nas exigências feitas no quesito experiência.

O projeto que vai ampliar a captação de 1/3 para 100% nos Ingleses e Santinho, além de uma estação de tratamento de esgoto (ETE). A obra tem financiamento japonês da agência de cooperação, Jica. O lançamento do edital ocorreu em junho de 2015 pelo governador Raimundo Colombo.

A abertura dos envelopes das propostas chegou a ser marcada para setembro e depois outubro. Oficialmente, cinco consórcios estão habilitados. Por enquanto, não há previsão de prazo.

OBRAS

estação de tratamento de esgoto
Foto: Projeto da Estação de Tratamento / Reprodução

O projeto foi lançado em 2015 ao valor de R$ 64,4 milhões, com financiamento da Agência de Cooperação Japonesa, Jica. O objetivo é ampliar a rede em 59 quilômetros, chegando a 4,7 mil residências. Hoje, a rede de coleta pública de efluentes que está presente em somente 1/3 do balneário. A obra contempla também nove estações elevatórias e 7 quilômetros de linhas de recalque (canos que transportam o esgoto bombeado pelas elevatórias até a estação de tratamento). O prazo de execução é de 30 meses, com diminuição nas atividades durante a temporada de verão.