SANEAMENTO BÁSICO É NOSSA BANDEIRA

Início da obra de ampliação do sistema de esgoto é adiado em um dia

COMPARTILHE ›

saneamento-basico-bandeira

Início da obra de ampliação do sistema de esgoto é adiado em um dia
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

As obras de ampliação do sistema de esgoto, previstas para iniciar nesta terça-feira (01), foram adiadas em um dia. Agora, os trabalhos para assentamento dos canos em Ingleses e Santinho vão começar na quarta-feira (02). O novo adiamento é por solicitação do Consórcio Trix-Infracon, conjunto de empresas paranaenses vencedoras do processo de licitação, para últimos ajustes na execução dos trabalhos.

LEIA O QUE JÁ PUBLICAMOS SOBRE O TEMA:
– Ampliação do sistema de esgoto de Ingleses começa em 60 dias
– Ampliação da rede de esgoto começa nesta semana, diz Casan
– Ampliação da rede esgoto em Ingleses e Santinho começa em Abril

– Obra de ampliação do esgoto é adiada, mas Casan define cronograma de ruas

O presidente da Casan, Valter Gallina, foi comunicado na manhã desta segunda (31) sobre o atraso no início dos trabalhos previstos para terça (01). A empresa explicou, por telefone, aos técnicos da Casan os motivos do atraso de um dia.

A ordem de serviço foi assinada há mais de quatro meses e as obras ainda não iniciaram. O principal motivo foi o atraso da empresa para encontrar um terreno que seria utilizado como canteiro de obras, só que isso ainda não aconteceu. Com medo que os trabalhos fossem atrasados ainda mais, a Casan emprestou ao Consórcio Trix-Infracon parte de um terreno da empresa onde existe uma estação da Casan. A empreiteira justificou a especulação imobiliária como fator de atraso.

As obras, que começam na quarta-feira (02), ocorrem por duas frentes, uma na Praia do Santinho e outra na região do Sítio Capivari nos Ingleses. A tendência, segundo a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), é que a passagem de uma rua para outra leve 15 dias.

A abertura das ruas acontecerá de forma paralela nos dois bairros. No Santinho, o trabalho começa pela Servidão Maria Ramos Gama. Em Ingleses, o assentamento de redes de coleta se inicia no Sítio Capivari, Servidão Júlio Petroski, passando depois para a Servidão Eduardo Marques Rosa e Servidão Luiz Flor Francisco.

A OBRA

estação de tratamento de esgoto
Foto: Projeto da Estação de Tratamento em Ingleses / Reprodução

A obra custará R$ 84,5 milhões e terá o financiamento da Jica. O recurso vai permitir o assentamento de 58,6 quilômetros de rede coletora, a implantação de oito estações elevatórias e de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), com capacidade para tratar 105 litros por segundo. A ligação existente hoje entre a rede existente em Ingleses para Canasvieiras será extinta e todo o esgoto já captado no trecho norte do bairro, será tratado no futuro na nova ETE.

CONFIRA AS RUAS

Frentes iniciais de trabalho, que passam de uma rua a outra no período aproximado de 15 a 20 dias.

Frente 1 / Santinho
1° Servidão Maria Ramos Gama
2° Rua João Manoel Vieira
3° Servidão Navegantes do Mar
4° Servidão Rosa da Silva
5° Servidão Francisca da Silva

Frente 2 / Sitio Capivari
1° Servidão Júlio Petroski
2° Servidão Eduardo Marques da Rosa
3° Servidão Luiz Flor Francisco
4° Servidão Valdevino Marques da Natividade
5° Servidão Pedro Santos Filho