FECHANDO O ANO...

Gean e vice-governador vistoriam ações da Casan em Canasvieiras

Visita começou pela nova estação de tratamento de esgoto, passando pela unidade de recuperação ambiental e o Rio do Brás

COMPARTILHE ›
Gean e vice-governador vistoriam ações da Casan em Canasvieiras
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

O prefeito eleito Gean Loureiro e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira vistoriaram na manhã deste sábado (31) as obras e ações da Casan contra a poluição na Praia de Canasvieiras no Norte da Ilha em Florianópolis. A visita começou pela nova estação de tratamento de esgoto, passando pela unidade de recuperação ambiental e o Rio do Brás. Acompanharam líderes comunitários, integrantes do Codeni e da Acif.

Questionado sobre a falta de atuação do Estado quando o problema estourou, Pinho Moreira responsabilizou a prefeitura. “Estive aqui em Janeiro como governador em exercício, vendo, identificando com a equipe técnica da Casan. Havia uma dicotomia entre o trabalho da prefeitura e a Casan. A prefeitura não cumpriu com a responsabilidade dela com obras que a Casan assumiu”, disse o vice-governador.

As ações de despoluição vão permanecer ao longo de todo o ano, disse o presidente da Casan, Valter Galina. Os problemas na visão da Casan ainda são as ligações clandestinas de esgoto na rede pluvial, o que acaba indo parar no rio, poluindo a água e o mar. Após o mês de Março, a Casan deve iniciar o desassoreamento do rio. Os investimentos em saneamento são de R$ 350 milhões em toda Capital.

As ações contra a despoluição em Canasvieiras ocorreram após a reclamação dos moradores e reportagens da imprensa mostrando o descaso. A interação será uma das marcas do futuro governo, diz o prefeito eleito Gean Loureiro. “Vamos criar essa estrutura que vai dialogar com a sociedade. Não vou ser um prefeito de gabinete. Pra fazer tudo isso e ter um melhor resultado, vamos fazer uma reorganização”, disse Gean.