DESCASO

Furto de cabos deixa SC-403 às escuras durante a noite

Mais de 20 postes estão com as luzes apagadas em virtude da fiação que foi levada por vândalos

COMPARTILHE ›
Foto: Emanuel Soares / JCC
Foto: Emanuel Soares / JCC

O furto de fios de cobre deixou o elevado da Vargem Grande na SC-403 às escuras. A estrutura inaugurada no final do ano passado, em 18 de dezembro, junto com as demais obras que compões a duplicação da rodovia, sofre com a ação de vândalos. Passar pelo local durante a noite é um risco, já que os motoristas não conseguem visualizar a pista totalmente em virtude da escuridão.

Pelo menos 20 postes da estrutura estão com as lâmpadas apagadas. A qualidade na iluminação havia sido cobrada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) à Secretaria de Infraestrutura, responsável pela obra, durante a execução dos trabalhos pela empresa Planaterra, empreiteira responsável.

O Jornal Conexão Comunidade (JCC) entrou em contato com a assessoria de imprensa do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) que afirmou que a responsabilidade do trecho da rodovia é da Secretaria de Infraestrutura. Por outro lado, a secretaria disse que como ainda existem obras no local, a Planaterra, Sotepa (responsável pelo projeto) e a própria secretaria estão fazendo um levantamento de custos para repor a fiação. Em até 15 dias, o problema deve ser resolvido.

Além da falta de energia, os elevados e passagens de pedestres sofrem com as pichações realizadas por vândalos.