TECNOLOGIA

Evento mundial no Norte da Ilha debate a gestão sobre resíduos de águas

COMPARTILHE ›

Começa na segunda-feira (29) o maior evento sobre gestão de resíduos de águas do mundo. O 14º LET faz parte da Associação Mundial de Águas e estará na Praia dos Ingleses discutindo soluções para problemas ligados ao tratamento de água no Brasil. Os maiores especialistas sobre o assunto trarão as mais avançadas tecnologias para tratamentos de esgoto doméstico e industriais e outras inovações no setor. O evento ocorre no centro de eventos do Hotel Oceania.

O Vale do Itajai é uma das mais promissoras e regiões do Estado, que tem alto inicie de empregabilidade e o setor têxtil é o maio responsável por isso. Mas é importante pensar que a indústria têxtil tem altos índices de poluição de água do mundo. A agua é usada em abundancia para a lavagem dos tecidos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, após uma recessão de dois anos consecutivos, 2017 aponta para a recuperação econômica do setor com perspectiva de que o déficit da balança comercial seja de US$ 3,7 bilhões, com aumento de 10% nas importações (1,21 milhão de toneladas) e de 5% nas exportações do setor (209 mil toneladas).

Com esses dados é possível vislumbrar um crescimento natural na produção de Santa Catarina. Mas é importante ponderar os impactos que o setor proporciona ao meio ambiente, principalmente ao que se refere à gestão dos resíduos industriais, ou seja, o tratamento dos resíduos advindos da lavagem dos tecidos. Uma preocupação constante, de extrema importância e discutida por especialistas ao redor do mundo.

Nos dias atuais, em que os recursos hídricos estão cada vez mais escassos no Brasil e no mundo, é importante que especialistas e a população estejam a par das mais avançadas tecnologias para a gestão de águas. Isso permite um gerenciamento mais humano dos assuntos ligados às águas, ou mesmo, que as pessoas possam cobrar do serviço público uma melhor administração dos recursos hídricos e dos resíduos ligados à água para o nosso futuro.

Gestão de recursos hídricos trata do planejamento, desenvolvimento, distribuição e administração da utilização otimizada da água. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Hugo Soares, “o Brasil é um país de dimensões continentais possuindo os maiores mananciais de água doce do mundo. A gestão adequada da água e do tratamento dos resíduos domésticos e industriais é uma temática de extrema importância e estratégia para o nosso país.”

E é por isso que a Florianópolis foi escolhida para sediar o 14º LET. Uma Conferência sobre tecnologia de tratamento de água e águas residuais. O evento vem tratar de inovação e alta qualidade na gestão de recursos. Farão parte do evento, estudiosos da Europa e de outras partes do mundo. O evento vem antecipar o futuro no setor de água com soluções tecnológicas para enfrentar os desafios sobre água-energia- alimento e saúde pública.

Serão 451 participantes de 47 países e mais 6 workshops, que acontece entre os dias 29 de maio e 2 de junho.

ORGANIZAÇÃO

O LET é um evento da IWA – International Water Association, a Associação mundial de águas. A IWA é uma rede global de profissionais de tratamento de água que abrange o que tem de mais avançado em pesquisa e prática em todas as interfaces do ciclo da água. Os membros da Associação colaboram para promover o desenvolvimento e a implementação de abordagens inovadoras e eficazes para a gestão da água.