Connect with us

Especialista alerta que câncer de pele também existe no inverno

Publicado em

Papo Sério - Dicas de Saúde e bem estar

Especialista alerta que câncer de pele também existe no inverno

Foto: Divulgação

Você é do tipo que curte um sol? Usa protetor solar diariamente? Costuma observar a pele, perceber o surgimento ou transformação das pintas e manchas? Então é bom ficar atento, afinal o câncer de pele tem aumentado no Brasil, e Santa Catarina já é o estado com maior índice da doença entre os estados do país. Na última pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) de 2016, a média era de 160 casos para cada 100 mil habitantes.

A doença já representa 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil, sendo que a cada ano, cerca de 180 mil novos casos são registrados.

LEIA AINDA:
– Lumma Construtora entrega reforma da 2ª Cia da PM no Norte da Ilha
– Moradores debatem instalação de portão na entrada da Praia do Moçambique

– Gean lança pacote de obras avaliadas em R$ 15 milhões para Ingleses
– VÍDEO: Veja imagens da visita do prefeito Gean Loureiro a Ingleses

Alguns fatores favorecem o aparecimento em maior número na região Sul. Entre eles a pele mais clara da maioria da população, por ser de descendência européia, a exposição ao sol, por conta do litoral, além da camada de ozônio ser mais fina na região catarinense, com maior incidência dos raios solares.

A prevenção está principalmente na mudança de hábitos. A Dra Ana Carolina Barretor Ferreira explica que o uso de protetor solar, a exposição ao sol nos horários recomendados pelos especialistas e o acompanhamento dermatológico podem evitar que a doença apareça, ou diminuir os prejuízos e a gravidade do câncer. E o mais importante, os cuidados devem ser para todos os dias, independentemente da estação do ano.

TIPOS DE CÂNCER

De acordo com o INCA, o tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. Entre os diferentes tipos de câncer temos os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Leia mais

ANÚNCIO

48 9625 8881

[email protected]

48 3365 8189

Acontecendo