MUNDO VERDE

Escola do Norte da Ilha terá lançamento de cartilha sobre reciclagem de óleo de cozinha

Evento promovido pelo Programa ReÓleo da Acif acontece dentro da programação da Semana do Livro Infantil

COMPARTILHE ›

A Escola Básica Osmar Cunha, em Canasvieiras, será palco para o lançamento de uma cartilha sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha como preservação ambiental. O evento ocorre na tarde desta segunda-feira (17) e é promovido pelo Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) dentro da programação da Semana do Livro Infantil, promovida pela secretaria municipal de Educação.

Além de distribuir a nova cartilha, o ReÓleo vai promover junto às crianças a palestra ‘Reciclar é Educar’, que reúne música, teatro e atividades práticas em uma dinâmica interativa que pretende gerar a consciência sobre a importância da preservação ambiental.

“Depois de aprender sobre os cuidados com o meio ambiente, são as crianças quem repercutem a cultura da preservação para a família e amigos. É um ciclo virtuoso, que vai além da reciclagem de óleo, e que seguirá para toda a vida”, explica, diretor do ReÓleo, Luiz Falcão.

Desde 2011, o programa já realizou 350 palestras e formou mais de 35 mil alunos da rede de ensino da Grande Florianópolis. Só no ano passado foram 80 apresentações em instituições públicas e particulares da Grande Florianópolis.

O PROGRAMA

Iniciado em 1998, pela ACIF Mulher, na Lagoa da Conceição, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 3,6 milhões de litros de óleo vegetal, e atende a toda Grande Florianópolis com cerca de 280 pontos de coleta. O programa tem a parceria da Ambiental Santos, que recicla os resíduos e distribui gratuitamente produtos de limpeza biodegradáveis aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe por mês cerca de 30 mil litros do resíduo saturado.

As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já existem PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Além das escolas, condomínios, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que utilizam o resíduo também podem participar. Basta fazer o cadastro via e-mail junto ao programa e seguir as orientações.

O ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book por duas vezes (2012 e 2015), como a cidade que mais coleta e recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental e, em 2014, o Prêmio Top de Marketing da ADVB/SC, entre outros prêmios de destaque.

O programa conta com o apoio da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap).