MORTE

Envenenamento de gatos deixa moradores indignados no Rio Vermelho

Diagnóstico de envenenamento por chumbinho, veneno usado para matar ratos foi espalhado para matar gatos

COMPARTILHE ›
Foto: Renata Silva
Foto: Renata Silva

Moradores do Rio Vermelho, estão indignados com o envenenamento de dois gatos de estimação. O caso ocorreu na terça-feira (13), entre as ruas Reduzino Silveira e Alta de Luca.

Renata Silva dona dos animais, que trabalha como auxiliar de veterinário  e estava de folga quando “Tom” (foto) um dos gatos entrou dentro de casa e começou a vomitar. Imediatamente ela pegou o animal e levou ao veterinário, pelo estado de saúde foi detectado sinais de envenenamento por veneno usado para matar rato, conhecido por “chumbinho”.

O outro gato da família, Pequi  foi encontrado a noite já sem vida pelo esposo de Renata, Cássio Pauli. O casal suspeita de que algum estabelecimento esteja vendendo esse veneno e que a ação está direcionada somente aos gatos da região, pois, um outro gato de rua conhecido dos moradores, não foi mais visto.

O casal agora está tentando salvar o “Tom” que foi atendido pelo veterinário e está sob observação e tratamento.

“Não dá nem para explicar o sentimento que dá quando acontece uma coisa dessas com um animal que faz parte da vida da gente, é uma mistura de raiva e indignação. Esse gato já tinha sido salvo do bueiro quando nasceu e agora acontece isso. Minha esposa está sem trabalhar para poder cuidar dele, disse.

Renata e Cássio a partir de agora vão redobrar os cuidados com os animais de estimação e vão colocar telas de proteção em todas portas e janelas para evitar que os gatos saiam para a rua.

Cássio registrou boletim de ocorrência na 8ª Delegacia de Polícia nos Ingleses.

Chumbinho
O chumbinho é um dos raticidas mais conhecidos e usados no Brasil, apesar de ilegal, a falta de esclarecimento à população e a falta de fiscalização faz com que seu uso seja feito em larga escala com vários propósitos, infelizmente também por pessoas que não gostam de cães e gatos e até em casos de suicídio o chumbinho é famoso.

É crime, registre a ocorrência

Caso ocorra um envenenamento doloso com o seu pet ou algum animal próximo, peça um laudo ao médico veterinário, registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, denuncie, pois, além de ser crime de maus-tratos contra os animais, a comercialização clandestina de raticidas é crime com penalidades previstas em lei.

Lembre-se que envenenamentos são casos de emergência e o tempo é crucial nesses momentos, quanto mais cedo o animal for socorrido maiores serão as chances de sobrevivência.

“Pequi” não conseguiu sobreviver

Foto: Renata Silva
Foto: Renata Silva