TV DIGITAL

Emissoras explicam a implantação do sinal de HDTV no Norte da Ilha

COMPARTILHE ›
Emissoras falam sobre a implantação do sinal de HDTV no Norte da Ilha
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Faltando 10 meses para o apagão analógico, quando o sinal de televisão será desligado nas TVs comuns, sem o conversor digital, ainda há muitas reclamações sobre a recepção do sinal das principais emissoras no Norte da Ilha. No final de Janeiro de 2018, aparelhos que não estiverem no novo padrão deixarão de receber o sinal.

Internautas ouvidos pelo Jornal Conexão Comunidade apontam problemas na recepção do sinal em HD da RIC TV, por televisão aberta, no Rio Vermelho. Em nota, a emissora está disponível pelo canal 4.1 e diz que instalou reforçadores de sinal que beneficiam a região. A emissora justifica alguns pontos de problema na sintonia, dizendo que os morros da cidade dificultam a sintonia da frequência emitida pela antena do Morro da Cruz, gerando áreas de sombra.

Os problemas persistem para quem mora na Cachoeira do Bom Jesus e em Canasvieiras. Só que nestas áreas, o problema é o sinal HD da RBS TV. A antena da emissora já foi alvo de ações criminosas que tiraram o sinal analógico do ar no Rio Vermelho. Em nota, a RBS disse que possui quatro pontos de transmissão digital no Norte da Ilha (Canasvieiras, Ingleses, Praia Brava e São João do Rio Vermelho). A empresa diz que até o fim deste ano, o sinal será reforçado na região do Costão do Santinho.

Já o SBT, que sempre teve problemas de sinal na região, disse que conta dois transmissores, beneficiando comunidades como Daniela, Jurerê, Ingleses e Santinho, entre outras. Em nota, o SBT Santa Catarina afirmou que, com o desligamento do sinal analógico, os telespectadores continuarão acompanhando a programação do SBT Santa Catarina com toda a qualidade de som e imagem que a emissora oferece gratuitamente por meio do sinal digital, na região Norte de Florianópolis pelo canal 45.1.
LEIA AS NOTAS DAS EMISSORAS NA ÍNTEGRA:

RIC TV:
A RICTV Record está disponível em HD no Norte da Ilha pelo canal 4.1. Para chegar com qualidade em 2016 a emissora instalou reforçadores de sinal que beneficiam a região. Isso porque os morros da cidade dificultam a sintonia da frequência emitida pela antena do Morro da Cruz, gerando áreas de sombra. O equipamento receptor seleciona o sinal da antena que chega com melhor qualidade, tecnologia semelhante ao sinal de celular.
Para que os telespectadores assistam a emissora é importante que façam a sintonia automática no seu aparelho e depois acessem o canal 4.1. As dúvida quanto a sintonia podem ser esclarecidas com a área técnica pelo telefone 3212 4100 .
Frequentemente a emissora realiza o monitoramento de qualidade de sinal e avalia as regiões prioritárias para novos investimentos em HD que chega a 53 municípios de Santa Catarina.
RBS TV:
“De forma geral, hoje temos 4 sites de transmissão digital no Norte da Ilha (Canasvieira, Ingleses, Praia Brava e São João do Rio Vermelho. Até o final do ano teremos mais um site na região so Costão do Santinho. Quanto a sintonizar o canal, o telespectador precisa identificar qual é o site mais próximo, de sua casa. Caso tenha dificuldade deverá consultar um antenista.”

SBT:
O SBT Santa Catarina comunica que já transmite, a cerca de dois anos, sua programação com o sinal digital, no Canal 45.1, para a região Norte da Ilha de Florianópolis. A emissora conta com dois transmissores na região, beneficiando comunidades como Daniela, Jurerê, Ingleses e Santinho, entre outras. O SBT Santa Catarina já transmite a sua programação através do sinal digital para mais de quatro milhões de catarinenses em todo o Estado.
Em relação aos problemas com o sinal analógico, o SBT Santa Catarina esclarece que transmite o seu sinal de um único ponto no Morro da Cruz na frequência UHF, o que o torna mais suscetível às interferência de sinais externos, necessitando também de antenas mais potentes para ser sintonizada. Com o desligamento do sinal analógico, previsto para janeiro de 2018, na Grande Florianópolis, os telespectadores continuarão acompanhando a programação do SBT Santa Catarina com toda a qualidade de som e imagem que a emissora oferece gratuitamente por meio do sinal digital, na região Norte de Florianópolis.
Aos telespectadores da região que já possuem um televisor compatível com a tecnologia digital e ainda não sintonizam o SBT Santa Catarina, a emissora recomenda que seja realizada manualmente a busca automática de canais, acessando a opção menu do seu televisor. Assim que o Canal 45.1 for reconhecido, o telespectador já pode acompanhar a programação da emissora.