Emanuel Soares: “Tudo é resultado de uma incompetência pública histórica”

[email protected]

COMPARTILHE ›

Emanuel Soares Colunista Digital

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um ônibus queimado em Canasvieiras e duas vans incendiadas na SC-401 no pátio de um posto de combustíveis. O estabelecimento estava fechado no momento do ataque e as vans não tinham seguro. Esse é o saldo da noite violenta em Florianópolis numa escalada absurda da violência. Os atentados deixaram a segurança pública em alerta máximo.

A violência está aí. Tudo é resultado de uma incompetência pública histórica em Santa Catarina. Por anos, as forças de segurança não receberam investimentos que só chegaram agora com mais policiais civis, militares e peritos. Não foram construídos presídios e nenhuma cidade quer uma penitenciária. A defasagem ainda é enorme e os agentes que estão em serviço enfrentam sobrecarga de trabalho e materiais sucateados como viaturas, armamento e coletes balísticos.

As coisas estão piorando e o consumo de drogas é o responsável. Isso financia as organizações criminosas em todo o Estado que tem como cliente o usuário. Tá na hora de mudar as políticas públicas e pensar numa legalização de alguns tipos de drogas. Penso ser a saída. Mas, por enquanto, precisamos é de polícia para frear tudo isso.

O mais triste é ver que, depois de tudo o que aconteceu na noite dessa quarta-feira (26), nenhuma autoridade pública deu declarações para tranquilizar a sociedade até às 10h30. Lamentável.Escalada da Violência