Emanuel Soares: “Rio Capivari pede socorro nos Ingleses”

[email protected]

COMPARTILHE ›

Emanuel Soares Colunista DigitalPoluição no Rio CapivariO Rio Capivari está numa situação muito difícil. A água da cor preta deixou moradores em alerta. Em alguns momentos do dia, o mau cheiro é tenebroso. O rio foi totalmente esquecido pelo poder público de Santa Catarina. Ele polui o mar há um ano, sendo que de 32 análises, a praia ficou própria em apenas três delas. O alto nível de poluição denuncia o descaso.

ASSISTA:
– VÍDEO: Cor da água do Rio Capivari acende sinal de alerta na Praia dos Ingleses

O caso é de saúde pública. Se nada foi feito até o carnaval, os problemas vão aumentar com uma possível explosão nos casos de virose que já são altos, segundo as farmácias dos Ingleses.

O Rio Capivari nos Ingleses pede socorro para não morrer! Começo a elucubrar em minha cabeça o que pode acontecer se as autoridades da cidade continuarem de costas para o rio.

A Casan que assumiu o papel de cuidar do Rio do Brás em Canasvieiras poderia olhar pelo Rio Capivari, também poluído pelos extravasores da companhia no passado. A vontade política é fundamental para que isso ocorra, já que o presidente da empresa, Valter Galina, e o prefeito Gean Loureiro são do mesmo partido, o PMDB.

O rio não consegue esperar o projeto de expansão da rede de esgoto em Ingleses. Precisamos de ações já!

Quando eu cheguei para morar nos Ingleses, há 10 anos atrás, lembro de ter pegado minha bike para dar umas pedaladas nos Ingleses. Quando parei na ponte do Rio Capivari me lembro de ter visto peixinhos e um siri. Isso há uma década.