Emanuel Soares: “Recursos da polícia de Santa Catarina serão exauridos”

[email protected]

COMPARTILHE ›

Emanuel Soares Colunista Digitalimagens-confronto-vila-uniaoOperações como a que aconteceu ontem na Vila União se repetem todos os anos aqui em Santa Catarina, mas elas esbarram em todos os lugares do país nos mesmos pontos. Faltam projetos de desenvolvimento social para encaminhar crianças e jovens no caminho certo, a ausência de políticas públicas para atender os mais carentes e a legislação ineficiente, o que faz a Polícia Militar enxugar gelo. Sim, a PM enxuga gelo.

A legislação é tão ineficiente que um dia os recursos da polícia de Santa Catarina serão exauridos. Hoje parei para pensar quanto saiu, em termos financeiros, a confusão de ontem na Vila União. Salário de PMs, combustível de viaturas, reforço vindo de outros batalhões, valor do helicóptero sobrevoando, um ônibus queimado e por aí vai. É incalculável. Se lá no passado, as políticas públicas fossem melhores, nós não teríamos o que ocorreu.

Com a legislação ineficiente, em muitas operações da PM em Santa Catarina são presos diversos criminosos, mas a Justiça solta. E o mais impressionante é que nenhum dos governantes se mobiliza para cobrar do congresso mudanças na legislação, mudanças no sistema. O que sabem é ficar reclamando da crise.

E como fica o policial? Sujeito sai de casa com sangue no olho e pega viaturas sucateadas, coletes balísticos vencidos, armas com problemas. Daí o cara prende o bandido e a Justiça solta. Qualquer tropa ficaria desestimulada com isso, inclusive eu.

Mas na Vila União, o tilt foi maior. Cansados dessa ausência pública, reclamaram ontem da repressão policial que acabou atingindo crianças, jovens, idosos, mulheres, ou seja, todos igualmente. O trabalho da PM para combater a criminalidade é importante, sim! Porém, como é uma instituição de respeito, a Polícia Militar tem que procurar ajudar a comunidade com ações sociais; ações de combate às drogas e de combate a criminalidade, ensinando os mais jovens o que é certo e errado. Não pode ser só repressão. O trabalho da PM é muito mais social e os próprios policiais sabem disso.

Se não tiver o apoio dos que ficam nos gabinetes do Governo do Estado, a PM vai continuar fazendo a mesma coisa. Continuará enxugando gelo.