Emanuel Soares: “Furto em gerador fez esgoto vazar no Rio do Bráz”

emanuelramon@gmail.com

COMPARTILHE ›

colunista-banner-emanuelESGOTO
O furto de uma bateria e cabos do gerador que era usado para dar segurança ao processo de tratamento de esgoto na estação da Casan perto do Rio do Bráz fez com que os resíduos fossem parar no rio no dia 31 de dezembro, após às 15h30 quando fortes ventos desarmaram a energia em alimentadores da Celesc no Norte da Ilha. Imediatamente, a empresa acionou caminhões para o recolhimentos dos resíduos, porém a água contaminada atingiu o rio por cerca de uma hora e meia.

FALA CASAN!
Em função do furto, uma bomba da elevatória “desacionou” (caiu) com a queda de energia. Quando os técnicos que monitoravam todos os sistemas por remoto (computador) perceberam que aquela unidade não estava acionada, correram para a elevatória para religá-la e, ao mesmo tempo, acionaram caminhões-vácuo que estavam na região a fim de transportar dejetos para a estação de tratamento até acionar novamente a bomba ou até a Celesc religar a energia.

LEIA O BOLETIM DE OCORRÊNCIAboletim-ocorrencia-furto-casan-gerador

VIROSES
Fui vítima. Fiquei um dia inteiro doente. Vomitei, estava enjoado e não tinha coragem de comer já que tinha medo de vomitar. É uma sensação horrível e sabia que tinha gente muito pior. Críticas pesaram em nossas linhas de comunicação sobre o péssimo atendimento na Upa Norte, sendo a demora a principal queixa. A saúde teima em dizer que não temos um surto, mas é sim. Tem muita gente assim nos Ingleses e em Canasvieiras. Se não tivermos ações duras, continuaremos doentes.

MOVIMENTO
Depois do ano novo, quando milhares de pessoas lotam os balneários para passar apenas a virada, agora será a vez dos argentinos que devem lotar as praias a partir do dia 15. Na prática, o Norte da Ilha deve reunir a maior concentração de argentinos fora de seu país. Bom para a economia.

Foto: Rodrigo Andrés / Divulgação
Foto: Rodrigo Andrés / Divulgação

DESCASO
Puxa vida! A rodovia foi inaugurada no mês passado e já tem carro parado sobre os canteiros. Onde está a Polícia Rodoviária para impedir essas irregularidades? O Governo precisa ter consciência que não pode jogar dinheiro fora com a colocação dos canteiros com grama e tal… Se não existe consciência, multa neles! A informação é de que os veículos são de fora e seus condutores não quiseram pagar o estacionamento do Ilha Shopping. A Ilha não precisa de turista ‘pobretão’ que não quer pagar estacionamento.

COM A CELESC…
A discussão precisa seguir um rumo de ‘prevenção’. Como podemos evitar quedas de energia com a incidência de ventos. Discutindo e se programando, a empresa estará pronta para enfrentar a movimentação turística na próxima virada do ano. O Procon, além das notificações, precisa incentivar essas discussões envolvendo a empresa. Talvez o poder de polícia não adiantaria, sendo que evitar isso, um trabalho de melhoria estrutural é fundamental, meu caro secretário Tiago Silva.

MENSAGEMmensagem-de-feliz-ano-novo