Emanuel Soares: “Conversores para TV digital serão distribuídos gratuitamente”

[email protected]

COMPARTILHE ›

Emanuel Soares Colunista Digital

Emissoras falam sobre a implantação do sinal de HDTV no Norte da Ilha
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Faltam cinco meses para o desligamento do sinal analógico de televisão em Florianópolis. Até Outubro vai iniciar na Capital uma campanha chamada ‘Seja Digital’, que já está na Bahia, em Salvador, e em cidades do Ceará como Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral que terão o desligamento programado para Setembro. A mesma campanha já ocorre em Vitória, Belo Horizonte, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba.

Conversores para TV digital serão distribuídos gratuitamente, sendo essa a maior ação do ‘Seja Digital’ em Florianópolis, até o desligamento do sinal analógico. Porém, só vão ganhar gratuitamente o conversor pessoas de baixa renda e que estão inscritas em programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica entre outros.

O Seja Digital está em fase de acordos para que a campanha inicie em Florianópolis. Ações serão desenvolvidas para informar as pessoas de como deve ser a ligação e, como ocorre em outras cidades, vai ser formulada a patrulha digital, onde técnicos vão ajudar a realizar a instalação dos equipamentos nas casas das pessoas.

Tudo será coordenado pela Anatel e pelo Ministério das comunicações.

SINAL

Quem liga a TV não consegue sintonizar com qualidade canais como a NSC TV, RIC TV, SBT SC e TV Catarina no Norte da Ilha. Como as torres estão distantes e as repetidoras são analógicas, é difícil conseguir sucesso. Hoje mesmo, após conversar com a equipe do seja digital, testei o sinal aberto de alta definição e não fui feliz. Porém, a equipe do ‘Seja Digital’ disse que as emissoras precisam estar preparadas para que o sinal seja captado em toda a cidade, até o desligamento total.