Connect with us

Emanuel Soares: “Comerciantes protestam contra falta de fiscalização nos ambulantes em Canasvieiras”

Publicado em

Ambulantes ilegais tomam calçadas de Canasvieiras

Emanuel Soares Colunista Digital

Ambulantes ilegais tomam calçadas de Canasvieiras

Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Os comerciantes estabelecidos em Canasvieiras vão fazer um protesto para chamar a atenção por causa da presença de ambulantes clandestinos nesta segunda-feira (19). Eles vão retirar mercadorias das lojas e colocar sobre as calçadas para comercialização, alguns, inclusive, com preços mais baixos assim como os ambulantes clandestinos para chamar a atenção do poder público. A manifestação ocorre às 18h na Avenida das Nações e na Rua Madre Maria Vilac.

A fiscalização é carente de investigações policiais para identificar a origem das mercadorias fruto de contrabando ou descaminho. Como muitos ambulantes são estrangeiros, ninguém sabe a real situação migratória deles no Brasil. Seguidamente, os ‘atraques’ da fiscalização encontra pessoas com origem de países da África e do Haiti no caribe.

Um fiscal de carreira da prefeitura afirmou, em entrevista que me foi concedida na Rádio Guarujá, que a prefeitura ‘enxuga gelo’ na fiscalização, já que eles recolhem e minutos depois novas mercadorias cobrem as calçadas que já ficam loteadas durante o dia.

O problema é considerado grave, inclusive pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) que divulgou uma nota na semana passada afirmando que a atuação dos ambulantes clandestinos é descontrolada e intimidam empresários estabelecimentos consolidados legalmente. O mesmo texto fez uma dura crítica ao poder público afirmando que a omissão no combate à essa prática gera insegurança generalizada e beira à irresponsabilidade.

cartaz-protesto-canasvieiras

Leia mais

Acontecendo