CRIME AMBIENTAL

Dunas dos Ingleses viram lixão com o descarte irregular de resíduos

Comcap vai passar no local para realizar a limpeza, garantiu presidente da companhia

COMPARTILHE ›

As dunas do canto sul da Praia dos Ingleses estão virando um lixão por causa do descarte irregular de resíduos. O sandboard, esporte praticado no local por muitas pessoas, tem sido prejudicado com o excesso de lixo que aparece nas areias por causa do evento. A Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) disse que vai ao local para realizar a limpeza.

dunas-ingleses
Foto: Javier Domingo / Divulgação

O local é uma área de preservação ambiental e o descarte de lixo é previsto como crime na constituição. Pelo WhatsApp do Jornal Conexão Comunidade (JCC), Javier Domingo reclamou da situação. “O meu filho é frequentador do local que está cada vez mais perigoso por causa dos restos de concreto, ferros e madeiras que tem nas dunas. A gente tem que denunciar isso já que o local é uma atração turística do nosso bairro e tem que melhorar!”, afirmou.

O presidente da Comcap, Marius Bagnati, afirmou que os resíduos de construção largados alí foram deixados por alguns moradores. “Eles largam no local e os objetos afundam. Quando tem vento sul, acaba destampando isso. Vou avisar a equipe do Norte da Ilha para ir ao local realziar a limpeza”.

Esses materiais são considerados lixo pesado. Durante todo o ano, a Comcap disponibilizou pelos bairros de Florianópolis estações especiais para o descarte desse material. Porém, os moradores do Norte da Ilha poderão realizar o descarte de lixo pesado diretamente na central de transbordo de resíduos do Bairro Itacorubi. Ela fica na Rodovia Admar Gonzaga, esquina com Avenida da Saudade.