ANO LETIVO 2017

Duas escolas da rede estadual de Educação voltam às aulas no Norte da Ilha

COMPARTILHE ›
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Alunos de duas escolas da rede estadual de Educação no Norte da Ilha em Florianópolis, voltaram às aulas na manhã desta segunda-feira (13). São estudantes da Escola Intendente José Fernandes, que fica na Rodovia João Gualberto Soares e possui séries iniciais, e da Escola Jovem Jacó Anderle, ao lado do Terminal de Integração Canasvieiras (Tican) no bairro Vargem Grande. Esta última, que só possui ensino médio, tem mais de 1,5 mil alunos.

As novidades deste ano passam pelas diferentes grandes áreas educacionais: pedagógica; gestão e infraestrutura. O carro-chefe de 2017 é o ensino médio integral ofertado em 16 escolas. O programa terá o estudante como protagonista, como agentes de transformação convidado a ser, conviver, agir e aprender em colaboração com os adultos. As disciplinas tradicionais são integradas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

“Desta forma, os estudantes aprendem de maneira mais significativa e concreta, articulando teoria e prática. Há horá­rios para cada aula, mas as diferentes matérias são aprendi­das de modo articulado”, explica a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco.

Na gestão escolar, o ano de 2017 será marcado pela avaliação de todos os gestores escolares. “A avaliação faz parte das ações da SED em observação ao cumprimento do plano proposto, alinhado com o Plano Político Pedagógico da Escola. O objetivo é detectar as fragilidades e aperfeiçoar a gestão dos diretores”, explica o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.