EDUCAÇÃO

Diretores das escolas públicas municipais tomam posse em Florianópolis

Pais, alunos, professores e funcionários elegeram os dirigentes através do voto direto em novembro

COMPARTILHE ›
Diretores das escolas públicas municipais tomam posse em Florianópolis
Foto: Edilene Monteiro

Os diretores de escolas públicas da rede municipal de ensino de Florianópolis, tomaram posse na sexta-feira (13). A solenidade foi realizada na Escola Herondina Medeiros Zeferino, em Ingleses e contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira.

A escolha dos diretores foi feita em novembro em processo eleitoral com voto direto da comunidade escolar. Votaram profissionais da Educação, alunos a partir do quinto ano e responsáveis pelas crianças. Os dirigentes terão mandato até 2019.

Em quatro unidades de ensino não houve quórum para validar o processo, que deveria ser de 33% por segmento. No norte da Ilha, a Escola Básica Osmar Cunha (Canasvieiras) e Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus), não alcançaram o número de votos necessários nos segmentos para eleger os candidatos.

Em 10 estabelecimentos o processo eleitoral não foi realizado por não existir candidatos. A Secretaria de Educação vai indicar os diretores nesses estabelecimentos. O ano letivo tem início no dia 8 de fevereiro para os alunos.

A rede municipal é formada por 36 escolas, 79 creches ou núcleos de educação infantil (NEI’s), além de nove núcleos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos- EJA. Os setores são responsáveis por mais de 30 mil estudantes.