Cristiano Vieira: “Atitude… POR FAVOR!”

contato@jornalconexao.com.br

COMPARTILHE ›

cristiano-banner-colunista-site-topoAtitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito.

Um simples bom dia e já percebemos a “atitude” da pessoa, contemporizamos o conjunto de ações, características e pró-atividade, ou não, da pessoa e traduzimos na palavra atitude.

Em tempos de instabilidade política e econômica torna-se ainda mais comum falarmos de atitude, seja de maneira generalizada, motivacional ou especifica e porque não questionadora do tipo: Qual sua atitude agora que o mercado está complicado?

Mas eu gosto bastante da atitude como perfil de comportamento, aquela que a palavra atitude diz quase tudo sobre a pessoa, mas não define caráter.

Vou exemplificar, existe um filme, baseado em fatos reais, estrelado pelos atores Leonardo di Caprio e Tom Hanks, chama-se “prenda-me se for capaz”, ele mostra um jovem que utilizou a atitude para realizar tudo o que desejava e enganar centenas de pessoas, se passou por piloto de aeronave, agente do FBI, milionário, frequentou festas, enfim realizou os seus desejos e se tornou um dos mais procurados pela polícia de sua época. Referência de atitude, não de caráter.

Em alguns momentos de minha carreira fiz a gestão de equipes de call center e posso dizer que antes da técnica buscava ensinar atitude.  Sim, somos capaz de trabalharmos nossa atitude, a atitude correta na entonação da voz, na maneira de iniciarmos uma conversa, atitude para dizer sim e não. Atitude correta transmite segurança.

Algumas pessoas confundem atitude com arrogância ou agressividade… Ok! Não deixa de ser atitude, mas não queremos pessoas assim a nossa volta.

A atitude que esperamos das pessoas que nos cercam são atitudes positivas, determinadas, generosas, fortes, proativas.

Não queremos bom dia, queremos “BOM DIA!!!!, não queremos não sei, queremos AINDA NÃO SEI, VOU DESCOBRIR, vou APRENDER, não queremos o “está difícil”, queremos o VAMOS FAZER DIFERENTE.

Queremos atitude, mas não qualquer atitude, queremos a melhor atitude, queremos atitudes que nos permitam fazer e não esperar.

Que suas atitudes façam desta uma grande semana!