PAPO SÉRIO

Conheça sete doenças que você pode pegar dentro do ônibus

COMPARTILHE ›

Papo Sério - Dicas de Saúde e bem estar

Superlotação da linha Costa do Moçambique irrita passageiros
Foto: Lucy Marques

Milhares de pessoas usam ônibus todos os dias em Florianópolis para se deslocar de casa para compromissos, exames ou simplesmente ir passear. Só que o simples fato de andar de ônibus expõe a pessoa ao risco de doenças que podem ser contraídas dentro do transporte público todos os dias, se a imunidade da pessoa estiver baixa. A proliferação de doenças é comum nos coletivos devido a aglomeração humana.

Bancos e balaústres (que são os ferros que as pessoas usam para se segurar) são de uso coletivo e carregam micro-organismos que se propagam a cada toque. Essas superfícies possuem condições ideais para a sobrevivência dos parasitas, os tornando mais fortes e com maior capacidade de contaminação.

A maioria das doenças é transmitida por via fecal-oral, apresentando grande ameaça ao índice de qualidade do saneamento ambiental. Além da interação contagiosa entre pessoa e superfície contaminada, a falta de manutenção na limpeza nos ônibus é muito relevante na propagação de infecções. Porém, certas atitudes podem reduzir as chances de transmissão de vírus e ajudar na proteção do sistema imunológico. Lembrar de lavar as mãos antes e depois de viajar em transportes coletivos é essencial para manter a higiene pessoal. Na falta de um lugar especifico, o álcool em gel pode ser um ótimo aliado.

CONFIRA AS DOENÇAS COMUNS NO TRANSPORTE

1 – GRIPEConheça sete doenças que você pode pegar dentro do ônibusTodo mundo conhece a “boa” e velha gripe. É quase impossível existir alguém que nunca teve pelo menos um contato com essa doença que pode derrubar qualquer um. Ela ocorre quando a pessoa contrai o vírus causador da doença, e como esse vírus é transmitido por secreções respiratórias, o ônibus um perfeito lugar para ele se espalhar. Ele está presente nas secreções das vias respiratórias, então se você tossir, espirrar e até mesmo falar próximo a alguém, ela provavelmente vai ser infectada. Caso você utilize a mão para aparar tal um espirro ou tosse e depois colocar a mão em qualquer suporte do ônibus, uma outra pessoa também pode entrar em contato com vírus. A gripe ama o ônibus.

2 – MENINGITEConheça sete doenças que você pode pegar dentro do ônibusMuitas pessoas não sabem muito sobre os sintomas da meningite e muito menos sobre como ela é transmitida. A doença pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central. O índice de letalidade da doença é muito alto, porém a maioria das pessoas que possuem o agente da doença não desenvolvem a doença. Como a gripe, ela pode ser transmitida por secreções das vias respiratórias. Dentre os sintomas da doença estão dor de cabeça, vômito, febre alta, surgimento de pequenas manchas vermelhas na pele que são parecidas com picada de mosquito. Em estados mais graves a pessoa pode apresentar um mal funcionamento de órgãos vitais que podem levar a morte.

3 – TUBERCULOSEConheça sete doenças que você pode pegar dentro do ônibusA tuberculose, que é causada por uma bactéria, pode ser transmitida pelas vias respiratórias e sem o devido tratamento pode ser uma doença bastante perigosa. Você pode ficar infectado caso inale pequenas gotículas de secreção respiratórias de uma pessoa infectada. Em ambientes pequenos, fechados e sem ventilação, a doença tem uma facilidade maior de ser transmitida. O tempo de exposição também pode ajudar na transmissão, ou seja, se uma pessoa fica durante muito tempo em um ambiente que possui a bactéria, as chances de ser infecção são muito maiores. Dentre os principais sintomas estão cansaço excessivo, falta de apetite, rouquidão fraqueza e em casos mais graves colapso do pulmão, sangue ao tossir e dificuldade na respiração.

4 – CAXUMBAConheça sete doenças que você pode pegar dentro do ônibusEssa doença não é muito comum por conta de muitas pessoas já terem sido vacinadas. Ela também pode ser transmitida por entrar em contato com saliva de alguém infectado, ou seja, quando alguém espirra ou tosse próximo a você. Caso já tenha contraído a doença, é muito difícil existir uma segunda infecção. Dentre os principais sintomas da doença estão o inchaço e dor nas glândulas salivares, febre, dor de cabeça e dores pelo corpo.

5 – PNEUMONIAConheça sete doenças que você pode pegar dentro do ônibus
Existem vários tipos de pneumonia, e seus causadores podem ser diferentes. Os agentes infeciosos podem sim ser transmitidos pelo ar através de secreções e partir daí o ônibus ou metrô podem ser um ótimo lugar para contrair pneumonias causadas por vírus e bactérias. Esses agentes causadores podem penetrar no espaço alveolar, onde ocorrem a troca de gases. Não é muito comum que isso aconteça por transmissão por secreções, mas pode sim acontecer. Existem diversos fatores que podem facilitar isso como fumar, álcool e mudanças bruscas de temperatura.

6 – GASTROENTERITEConheça sete doenças que você pode pegar dentro do ônibusA doença é causada quando o ser humano consome grandes quantidades da bactéria Escherichia coli. Por isso é muito importante lavar as mãos antes de comer qualquer coisa. Os sintomas da doença são febre, enjoo, diarreia, vômitos e desidratação. O mais assustador e nojento é que essas bactérias está muito associada as fezes, ou seja, se você encontra isso no ônibus, alguém não lavou as mãos depois de faze o número 2.

7 – DIFTERIAConheça sete doenças que você pode pegar dentro do ônibusA doença também não é muito conhecida, porém deveria, pois os transportes públicos podem ser os lugares perfeitos para ela ser transmitida. Da mesma forma que a gripe, nós podemos ficar infectados com as secreções. O principal sintoma é que as pessoas pode ter uma grande dificuldade de respirar pela formação de placas nas amígdalas, laringe e nariz. Muitas pessoas podem até mesmo ficar com respiração totalmente obstruída podendo levar a morte, em casos mais graves.