REPORTAGEM EXCLUSIVA

Comcap vai atuar na recuperação dos abrigos de ônibus em Florianópolis

Prefeito Gean Loureiro estima que 700 pontos estejam sem manutenção há quatro anos na Capital

COMPARTILHE ›
Comcap vai atuar na recuperação dos abrigos de ônibus em Florianópolis
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Se você já passou trabalho em dias de chuva nos abrigos de ônibus do Norte da Ilha, pode comemorar. Em Março, a Prefeitura de Florianópolis vai iniciar um mutirão de recuperação das estruturas. O município estima que a cidade tenha mais de 700 abrigos sem manutenção há quatro anos. O prefeito Gean Loureiro disse que o município tem um contrato para manutenção das estruturas com um preço muito elevado, além de um segundo contrato, o que gera recursos com publicidade, que abrange 400 abrigos.

“Estamos fazendo um treinamento com o pessoal da Comcap, comprando equipamentos necessários e material. A Comcap vai assumir a manutenção dos abrigos de ônibus e a partir de Março vamos iniciar uma grande operação de recuperação dos abrigos. Nós temos um cálculo estimado que vamos gastar de 10 a 15% do que gastaria com uma empreiteira contratada para fazer o trabalho”, disse Gean.

O contrato com a empresa que faz a manutenção dos abrigos por publicidade atinge apenas 400 estruturas espalhadas pela cidade. Neste caso, a empresa que comercializa os espaços é responsável pela manutenção das estruturas.

Foto: Luzia Vidal / Jornal Conexão Comunidade
Foto: Luzia Vidal / Jornal Conexão Comunidade

A Praia dos Ingleses tem os abrigos que estão em pior situação da cidade. Na Rua Intendente João Nunes Vieira (foto acima), próximo ao cruzamento da Índia, o abrigo está completamente furado. Na administração anterior, a secretaria de Mobilidade Urbana havia prometido fazer reparos, o que não aconteceu.

Comcap vai atuar na recuperação dos abrigos de ônibus em Florianópolis
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Em um dos abrigos flagrados pelo Jornal Conexão Comunidade na Estrada Dom João Becker, próximo ao centrinho dos Ingleses, onde existe uma movimentação de milhares de turistas, o banco do abrigo foi corroído pela ferrugem, expondo os usuários do transporte coletivo ao risco de um corte, podendo causar tétano.

Segundo o prefeito, o corpo funcional da Comcap vai começar a realizar pequenos reparos em unidades da prefeitura, em bens públicos e assim, segundo Gean, a empresa se viabilizará e esses custos serão minimizados nos cofres públicos, podendo fazer investimentos na Comcap.

CONFIRA MAIS FOTOS: