#ALERTA

Comcap entra em greve e coleta do lixo é suspensa em Florianópolis

COMPARTILHE ›
Foto: Tiago Bento / Comcap
Foto: Tiago Bento / Comcap

Trabalhadores da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) deflagraram greve por tempo indeterminado na manhã desta segunda-feira (10) em Florianópolis. O protesto é contra o projeto da prefeitura de transformar a empresa numa autarquia, sendo que ela é uma instituição de economia mista e possui hoje um grande deficit. Sem a coleta do lixo, a Comcap pede que todos mantenham os resíduos estocados dentro de casa, até que o serviço seja restabelecido.

Segundo a prefeitura de Florianópolis, a proposta do prefeito Gean Loureiro de transformar a Comcap em autarquia afasta de vez o risco de privatização e cria condições para saneá-la financeiramente. “É de fato um plano de salvação para a Comcap que preserva os direitos dos trabalhadores e permite à entidade
se reerguer e voltar a investir”.  O projeto será enviado para a câmara de vereadores em regime de urgência.

A coleta já não foi feita desde as primeiras horas nesta segunda (10), por causa da assembleia marcada pelo Sintrasem. Na última sexta-feira (07) o prefeito chegou a falar para os trabalhadores da Comcap no pátio da empresa, mas não surtiu efeito. A empresa possui hoje uma dívida de R$ 320 milhões com o INSS. Os problemas da Comcap já vem de muitas administrações municipais.

A prefeitura diz que a mudança na companhia vai preservar todos os direitos dos trabalhadores.