ENERGIA ELÉTRICA

Celesc faz revisão na rede de distribuição com base na reclamação dos moradores

Técnicos identificaram problemas e antes do carnaval, ruas terão que passar por troca da fiação

COMPARTILHE ›
Celesc faz revisão na rede de distribuição com base na reclamação dos moradores
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

A Celesc começou nesta quarta-feira (19) uma revisão na rede de distribuição de energia elétrica, após constantes reclamações dos moradores de Ingleses sobre quedas de energia e meia fase. O trabalho, acompanhado pelo Jornal Conexão Comunidade, foi iniciado por Adriano Luz, chefe do departamento técnico, na companhia de Vitor Guimarães, assistente técnico da presidência da empresa.

O trabalho é complexo. Nas primeiras visitas, os técnicos identificaram problemas. Antes do carnaval, ruas terão que passar por troca na fiação, para evitar problemas de meia fase antes do período de pico no movimento.

Em outra rua, que não terá o nome divulgado, a Celesc flagrou ligações clandestinas de energia e uma rede de distribuição totalmente pirata. Até as caixas, onde deveriam estar os relógios que contabilizam o consumo, estavam vazias.

Na Rua Osvaldo Rogério Braga, um transformador será trocado, assim como o cabeamento de energia em parte da via. O trabalho será feito antes do carnaval e os consumidores terão que enfrentar um desligamento programado nos próximos dias. Após o verão, a Rua das Gaivotas terá mudança no cabeamento em mais de um quilômetro de via.

“Em torno de cinco ruas vão precisar de melhorias. (…) Muitas vezes é só a manutenção preventiva. Em três casos, serão trocados transformadores”, disse Adriano.

Os técnicos alertaram que quando for feita uma melhoria na troca de chaves, por exemplo, de 30 para 40 nas residências, a Celesc previsa ser avisada para um replanejamento da rede de distribuição.