EVENTO

Casan promove no Norte da Ilha congresso com especialistas mundiais em saneamento

COMPARTILHE ›
Nova estação da Casan de Canasvieiras trata o esgoto em tempo recorde
Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

Estado onde o debate sobre o Saneamento sempre é acalorado, Santa Catarina terá nos próximos dias 31 de Agosto e 1º de Setembro um dos maiores eventos nacionais do setor. Tecnologias avançadas de tratamento de água e esgoto, qualidade de águas costeiras, balneabilidade, emissários submarinos na América Latina, gestão de recursos hídricos, gestão da água e ambiente são os principais temas do Congresso Catarinense de Saneamento que vai acontecer no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Florianópolis.

Organizados em parceria entre Casan e Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge/SC), os encontros terão como tema principal “Tratar a água é tratar a vida”. O Congresso trará a Florianópolis palestrantes considerados referências mundiais no setor, como o professor George Tchobanoglous, da Universidade da Califórnia em Davis, especialista em tratamento de esgoto e reúso de água.

Mais de 30 empresas expositoras participarão da primeira Feira de Saneamento, compartilhando sua expertise na área. Entidades como a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e o CREA já se associaram ao evento. Os encontros são direcionados a profissionais de empresas públicas e privadas de saneamento, a estudantes de áreas como engenharia sanitária e ambiental, engenharia química e gestão ambiental e também as áreas médicas.

A Feira contemplará também uma área especial para crianças e escolas, com oficinas de teatro, espaços para pinturas com motivos ambientais, distribuição de materiais de proteção à natureza, tatuagens ecológicas e recreacionistas.

PALESTRANTES

George Tchobanoglous – Professor emérito no departamento de Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente na Universidade da Califórnia, autor ou coautor de mais de 375 publicações, incluindo 14 manuais e cinco livros de referência na área da Engenharia.

Menahem Libhaber – O engenheiro israelense colaborou com publicações importantes como o Sustainble Treatmente and Reuse of Municipal Wastewater e Marina Wastewater Outfalls and Treatmente Systems, que trata dos aspectos tecnológicos e ambientais referente a emissários submarinos.

Claudia Lamparelli – A doutora é especialista em qualidade das águas costeiras da companhia de Meio Ambiente de São Paulo, Cetesb. Sob sua coordenação estão os programas de avaliação da balneabilidade e qualidade das praias do Estado de São Paulo. Cláudia irá abordar como ações de saneamento trazem reflexos na balneabilidade e nos indicadores ambientais.

Carlos E. M. Tucci – PhD Recursos Hídricos (Colorado State University), professor titular aposentado do IPH/UFRGS e Feevale, atua em Águas Urbanas, Modelagem de Sistemas Hídricos, Gestão de Recursos Hídricos, Previsão e Alerta de Sistemas Hídricos, Gestão de Água e Meio Ambiente. Tucci foi premiado em 2011 pela International Association of Hydrological Sciences.

Francisco Gross – O engenheiro civil sanitarista Francisco Gross é professor na Universidade de Montevideo (Uruguai) e especialista em tratamento de água e esgoto com experiência prática e acadêmica ao longo de mais de 30 anos de atuação. Possui vasta experiência na aplicação de tecnologias avançadas de tratamento de água/esgoto.

Tobias Bleninger – Possui doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental do Karlsruhe Institute of Technology (2006) na Alemanha e graduação em Engenharia Civil com especialização em Hidráulica e Meio Ambiente da mesma universidade onde também liderou o grupo de Environmental Fluid Mechanics até 2009.

Pablo Sezerino – Engenheiro Sanitarista e Ambiental formado no ano de 1999 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Engenharia Ambiental diplomado no ano de 2006 pela UFSC, com período de Estágio de Doutoramento no ano de 2004 na Universidade Técnica de Munique (TUM – Alemanha).