EXISTE SAÍDA?

Casan e Prefeitura se reúnem para debater poluição em Canasvieiras

Esgoto despejado no Rio do Bráz causa problemas de saúde pública como as viroses, por exemplo

COMPARTILHE ›

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) vai se reunir nesta manhã de quarta-feira (06) com a Prefeitura Municipal de Florianópolis para discutir soluções para a poluição do Rio do Bráz em Canasvieiras. Os problemas no local são causados por ligações irregulares de esgoto.

Os problemas de saneamento junto ao Rio do Bráz no balneário são históricos no Norte da Ilha. Nesta semana, o Jornal Conexão Comunidade (JCC) esteve em Canasvieiras e flagramos o vazamento de esgoto sanitário junto a uma tampa que dá acesso a rede nas proximidades da orla.

Em Ingleses, a situação do Rio Capivari também é de emergência. A cor da água tem tonalidade escura, fora o cheiro desagradável que acaba poluindo toda a praia. Mesmo com as placas indicativas de ponto impróprio para banho, turistas desavisados caminham pela água podre.

A poluição é que causa o surto de virose que atinge milhares de pessoas no Norte da Ilha. O município diz que não é um surto. Após reportagem do Jornal Conexão Comunidade (JCC) sobre as viroses, o tema foi abordado em reportagens especiais nos principais veículos de comunicação do estado.

OBRAS

Após o Carnaval, a Casan deve dar a ordem de serviço para a ampliação da rede de esgoto na Praia dos Ingleses, atingindo também o Santinho, com financiamento da agência japonesa Jaica. Serão investidos R$ 69,7 milhões, contemplando uma estação de tratamento que será erguida na entrada de Ingleses. Todo o esgoto tratado será depositado no Rio Capivari que hoje sofre com poluição. Em entrevista ao Jornal Conexão Comunidade no último dia 31, o presidente da Casan, Valter Galina, destacou a melhoria que o serviço vai sofrer. “Até 2018 vamos ficar entre os quatro melhores do Brasil em saneamento básico. Vamos dar um salto do 18º para o 4º lugar”, disse Galina.

Acompanhe a entrevista que Valter Galina deu ao Jornal Conexão Comunidade após o minuto 19′ do programa especial.