DE NOVO!

Casan diz que vai investigar novo afundamento de rua na Praia dos Ingleses

Diagnóstico mostrou que é necessário contratar uma empresa específica para escavações e escoramentos

COMPARTILHE ›
Casan diz que vai investigar novo afundamento de rua na Praia dos Ingleses
Foto: Samuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) disse que vai investigar novamente e de ‘forma mais minuciosa’ o afundamento da Rua das Gaivotas em frente a estação elevatória de esgoto na Praia dos Ingleses em Florianópolis. O problema está se repetindo pela segunda vez no mesmo trecho da via. Segundo a empresa, preliminarmente será providenciada nova regularização do asfalto, mas o diagnóstico mostrou que é necessário contratar uma empresa específica para escavações e escoramentos.

O PROBLEMA JÁ ACONTECEU:
– Casan considera grave afundamento de rua na Praia dos Ingleses
– Casan analisa novamente afundamento de rua na Praia dos Ingleses

O lençol freático na área é muito próximo ao ponto onde existe a canalização, por isso, existe uma erosão em baixo dos canos. Isso causa o rebaixamento da via. A estação elevatória tem uma bomba que reúne o esgoto captado na região e empurra o efluente para tratamento em Canasvieiras.

Em nota, a Casan disse que um processo licitatório foi aberto mas deu “deserto”. A empresa então deduziu que a complexidade da operação tenha afastado eventuais interessados. Em 2015, uma intervenção já havia corrigido os problemas na via, porém tempo depois a rua voltou a afundar.

Nos próximos dias, a empresa vai fazer um reforço nas redes de chegada da Estação Elevatória que causam o processo de rebaixamento da via.