OBRAS

Casan conclui recuperação de rede de esgoto na Rua Intendente João Nunes Vieira

COMPARTILHE ›
Obras da Casan atingem rede de água e deixam Ingleses sem abastecimento
Foto: Gabriel Lemos

Foi concluída na madrugada desta sexta-feira, dia 7, a principal operação da obra de recuperação da Casan na rede de esgoto da Rua Intendente João Nunes Vieira, no bairro dos Ingleses. Rede instalada ainda na década de 90, a tubulação está tendo de ser restaurada neste trecho devido a constantes afundamentos da via, já que a área era de banhado. Se o tempo permanecer firme e os técnicos concluírem que a rede consertada está em plena operação, na próxima semana deve ser iniciada a recomposição do asfalto e a recuperação das calçadas.

O trabalho no local tem gerado transtornos ao trânsito devido à complexidade da operação, que exigiu a abertura de uma vala de quase cinco metros de profundidade por 8 metros de diâmetro. A Casan vem monitorando e auxiliando o trabalho da empreiteira contratada para realizar esta recuperação e inclusive solicitou o apoio de especialistas para apoiar a operação.

O engenheiro Francisco Pimentel, chefe do Setor de Operações de Esgoto (Seope) da Casan, explica as razões da dificuldade deste tipo de trabalho e por que a obra se estendeu: “A rede de esgoto estava instalada numa profundidade de quatro metros, o solo é extremamente arenoso e instável, o lençol freático é muito alto, fazendo com que a obra tenha de ser realizada sempre em meio a água e lama, e as redes de água e drenagem estão próximas demais da tubulação de esgoto”.

Antigamente, aquela região era formada por um grande banhado. Trabalhando na lama, o solo fica cada vez mais instável nos arredores da obra, exigindo escoramentos constantes para garantir a segurança dos operários.

A Casan pede a compreensão dos moradores para os transtornos no trânsito e pelos cortes que ocorreram no abastecimento de água, principalmente nas últimas três semanas, período considerado mais crítico da obra. A própria empreiteira se encarregará da recomposição do asfalto, tentando regularizar o tráfego na área o quanto antes. Uma base de pavimentação foi colocada ainda nesta sexta-feira, mas a definitiva precisa aguardar os testes que vão apontar se a rede de esgoto está totalmente recuperada.

Hoje, a rede de coleta de esgoto atende apenas parte dos Ingleses, sendo tratada na Estação de Canasvieiras, mas a empresa vencedora do projeto de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário que vai atender todo o bairro e também o Santinho já está com homens e máquinas iniciando a nova obra, aguardada há anos pela comunidade.