CHECAGEM DO CONEXÃO

Carro incendiado em foto que circula no WhatsApp não é no Travessão

COMPARTILHE ›

Jornal Conexão lança espaço para checagem de informações que circulam na internet

Carro incendiado em foto que circula no WhatsApp não é no Travessão
Foto: Redes Sociais

Desde a madrugada desta quinta-feira (27), circula pelo WhatsApp uma foto de um carro incendiado, onde muitoc compartilharam afirmando ser no bairro Travessão no Rio Vermelho em Florianópolis. O Corpo de Bombeiros do Norte da Ilha informou ao Jornal Conexão Comunidade que não atendeu nenhuma ocorrência desta natureza nas últimas horas na região. Policiais do 21º Batalhão também afirmaram que a informação é falsa.

CHECAGEM DO CONEXÃO:
– NET fala sobre assalto por falso funcionário que circula nas redes sociais
– Polícia diz que não procede informação sobre assaltos a veículos no morro da Cachoeira

A foto começou a circular com informações erradas ainda durante a madrugada em muitos grupos de WhatsApp. Ela se espalhou como uma corrente, após falsas informações de que uma facção criminosa iria ‘espalhar o horror’ nesta área da cidade, o que não aconteceu. A informação disseminada com áudio, inclusive, era totalmente falsa.

Pelo Whatsapp, a prática do compartilhamento é ainda maior do que em outras redes sociais. Áudios com pedidos de socorro, com sons de tiros e metralhadores, e textos que contam histórias de sequestros falsos são frenquentemente compartilhados em formatos de correntes virtuais. Na maioria das vezes, são todas informações falsas.