CONEXÃO NA SALA DE AULA

Aplicativo criado por alunas de escola municipal está disponível para download

Empresa ArcTouch viabilizou o dispositivo para telefones Android

COMPARTILHE ›

conexao sala de aularecycle-mappO aplicativo Recycle Mapp, feito pelas estudantes do 9º ano da Escola Básica Municipal de Florianópolis Herondina Medeiros Zeferino Júlia Schafer e Júlia Sena, já está disponível para download. O dispositivo para localização de pontos de descarte de materiais recicláveis pode ser acessado na Play Store dos celulares Android.

CLIQUE AQUI E BAIXE O APLICATIVO

A responsável pela disponibilização é a ArcTouch, empresa focada no desenvolvimento de aplicativos móveis para as maiores marcas do mundo. As estudantes, junto com a professora de Tecnologia Educacional Giselle Medeiros e a professora de Matemática Marijane da Silva, que foram as mentoras das meninas no processo de criação, conheceram a empresa e apresentaram a ideia aos profissionais.

A dupla da Escola Herondina ajudou a unidade a se tornar bicampeã do Pitch Technovation Challenge Floripa, competição voltada para meninas, com o objetivo de desmistificar que tecnologia é uma área estritamente masculina.

A proposta do concurso era criar aplicativos que contribuam na solução de problemas da comunidade. As meninas, então, criaram o Recycle Mapp. O dispositivo possui um mapa interativo colaborativo com a localização de pontos para rejeitar óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, remédios vencidos e eletrônicos, principalmente.

“A solução que propomos foi fazer um mapa mostrando os locais de descarte mais próximos das pessoas, junto com informações educativas sobre como rejeitar corretamente”, explica Julia Sena Amaral.

Paulo Antiquera, responsável pela ArcTouch em Florianópolis, conta como foi a aproximação da empresa com as estudantes e as professoras. “Um dos nossos engenheiros publicou sobre o app e o concurso (Pitch Technovation Challenge Floripa) em um canal que mantemos sobre diversidade, dizendo que as alunas precisavam de apoio para publicação do app na store. E como temos uma líder de equipe que é voluntária no programa responsável pelo concurso decidimos patrocinar a publicação”.

Paulo explica que a empresa tem apoiado algumas ações sociais tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. A companhia tem sede em San Francisco, California, mas a operação no Brasil foi iniciada simultaneamente com a do país norte-americano.

De acordo com o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, a iniciativa de criação de um app como o Recycle Mapp é de extrema importância para conscientizar as crianças e jovens do cuidado com o meio ambiente. “Esses produtos em especial não podem ser descartados de maneira indiscriminada. Sabendo os locais certos, o meio ambiente e a saúde do ser humano não são prejudicados”.

Agora, a população de Florianópolis já pode localizar pontos de descarte mais próximos de casa no aplicativo, além de poder colaborar na indicação dos locais, já que o dispositivo é colaborativo. As estudantes estarão atualizando-o com frequência.