BOA NOTÍCIA

Ampliação do sistema de esgoto de Ingleses começa em 60 dias

Investimento de R$ 64,4 milhões vai aumentar a rede que está presente em 1/3 do balneário

COMPARTILHE ›
Foto: Casan / Divulgação
Foto: Casan / Divulgação

Lançada há um ano no gabinete do Governador Raimundo Colombo, a obra de ampliação do sistema de esgoto de Ingleses vai começar em 60 dias. A confirmação é da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Nove empresas participaram da licitação internacional que terá financiamento da agência japonesa Jica. O aporte será de R$ 64,4 milhões e vai aumentar a extensão da rede de coleta pública de efluentes que está presente em somente 1/3 do balneário.

As propostas técnicas estão sendo analisadas para verificar se as empresas que se alistaram possuem condições de executar uma obra deste porte. Toda a documentação também será analisada pela Jica em Tóquio no Japão, para confirmar que as propostas estão dentro do esperado.

Além do assentamento de 58,6 quilômetros de rede para atender o centrinho de Ingleses, norte e sul do bairro, Praia do Santinho e oito estações elevatórias, a verba permitirá construir uma estação de tratamento de esgoto com capacidade para tratar 105 litros por segundo. O efluente será depositado no Rio Capivari.

Segundo Fábio Krieger, engenheiro da Casan, já se prevê a paralisação das obras durante a temporada de verão, já que o assentamento das redes necessita de uma intervenção com a abertura de buracos para a passagem dos canos. Neste período, os técnicos vão se concentrar na construção da Estação de Tratamento.