20 MESES E 20 DIAS...

Ampliação da rede esgoto em Ingleses e Santinho começa em Abril

O maior bairro do Norte da Ilha possui rede de coleta pública em apenas 1/3, sendo que o Sítio de Baixo, Sítio de Cima e Praia do Santinho não possuem o sistema

COMPARTILHE ›

saneamento-basico-bandeira

estação de tratamento de esgoto
Foto: Projeto da Estação de Tratamento / Reprodução

Os moradores de Ingleses tiveram que esperar por 20 meses e 20 dias, do lançamento do edital em 2015, até amanhã quarta-feira (08), quando a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) faz o lançamento das obras com a empresa vencedora da licitação internacional para a ampliação do sistema de esgoto. A obra tem financiamento japonês da agência de cooperação Jica. Hoje, Ingleses possui rede de coleta pública em apenas 1/3 do bairro, sendo que o Sítio de Baixo, Sítio de Cima e Praia do Santinho não possuem a rede.

LEIA O QUE JÁ PUBLICAMOS SOBRE O TEMA:
– Lançadas há 20 meses, obras do esgoto de Ingleses estão sem decisão Judicial

– Justiça atrasa ampliação do sistema de esgoto da Praia dos Ingleses
– Casan dá novo prazo para ampliar sistema de esgoto nos Ingleses
– Casan tenta cassar liminar que paralisou licitação do esgoto de Ingleses
– Recurso suspende abertura de envelopes da licitação do esgoto de Ingleses
– Cinco consórcios são habilitados na licitação internacional do esgoto de Ingleses
– Japoneses suspendem abertura de envelopes da licitação do esgoto de Ingleses
– Empresa vencedora para ampliação do esgoto em Ingleses será conhecida em setembro
– Ordem de serviço para a ampliação do sistema de esgoto em Ingleses segue sem data prevista
– Ampliação do sistema de esgoto de Ingleses começa em 60 dias

O projeto estava parado na Justiça, desde que uma empresa desclassificada do edital por não apresentar a competência solicitada, ingressou com uma ação, questionando o processo. O desenrolar do caso, gerou uma euforia na equipe técnica da empresa que aguardava a abertura das propostas financeiras desde outubro de 2016.

O valor das obras chegam aos R$ 64,4 milhões. O valor financiado inclui a ampliação da rede de coleta em 59 quilômetros, chegando a 4,7 mil residências, nove estações elevatórias e 7 quilômetros de linhas de recalque (canos que transportam o esgoto bombeado pelas elevatórias) e uma uma estação de tratamento (ETE) em nível terciário (alto índice de qualidade no tratamento). O prazo de execução é de 30 meses.

A estação de tratamento que será construída na entrada de Ingleses terá alto nível de qualidade, segundo a empresa. Todo o efluente tratado será depositado no Rio Capivari, o que deve minimizar o impacto da poluição enfrentada pelo rio hoje em Ingleses.

OBRAS NO PACOTE

– Inauguração das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Área Continental (SES Continental). Atende os bairros Capoeiras e Abraão, área da cidade que passa a contar com 98% de cobertura de esgoto.

– Entrega da ordem de serviço para o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sistema de Esgotamento Sanitário do Bairro Campeche.

– Anúncio das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) dos bairros Ingleses e Santinho, com obras previstas para começar em abril.

– Anúncio das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros Saco Grande, João Paulo e Monte Verde. O projeto contempla também Estação de Tratamento para receber o esgoto coletado das redes já implantadas nos bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

– Lançamento do Edital de Licitação para as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular (ETE Insular). Projeto prevê implantação de rede coletora para os bairros José Mendes e Morro da Lagoa e emissários que irão transportar o esgoto coletado da rede já implantada nos bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande, Pantanal e Carvoeira