EDUCAÇÃO

Alunos criam horta escolar e aprendem sobre nutrição e meio ambiente

Parceria entre escola e família propicia interação social e educação ambiental

COMPARTILHE ›
Foto: Escola Antônio Paschoal / Divulgação
Fotos: Escola Antônio Paschoal / Divulgação

As professoras dos primeiros anos da Escola Básica Antônio Paschoal Apóstolo, no Rio Vermelho, decidiram envolver as crianças em um projeto comunitário.

Uma atividade coletiva, pedagógica e saudável deu início a horta escolar. O projeto conta com a parceria de pais voluntários que ajudam a preparar a terra e a adquirir as mudas e as sementes do que vai ser plantado.

A atividade está em fase de plantio e além de ervas medicinais, estão sendo plantadas hortaliças e temperos que serão utilizados na elaboração da merenda escolar.

Segundo a diretora da unidade, Izolete da Silva Santos, a atividade alia a prática e a teoria. O objetivo principal é colocar os alunos em contato com a natureza, tornando-os mais sensíveis e conscientes da co-responsabilidade na preservação ambiental e criar a interação entre a família e a escola.

A prática também pretende incentivar as crianças a consumir as hortaliças conscientizando-as da importância de saborear alimentos saudáveis e nutritivos.

“Elas estão animadas e cheias de expectativas com o contato com a terra e a produção”, disse a diretora.

Izolete ressaltou ainda que o projeto horta já aconteceu em 2014 e 2015 e envolveu todos os alunos da escola, nesse ano a atividade foi resgatada com as crianças que estão iniciando as atividades no ensino fundamental.antonio paschoal - horta 1 antonio paschoal - horta 4 antonio paschoal - horta 5 antonio paschoal - horta 6 antonio paschoal - horta 7 antonio paschoal - horta 2