#CONEXÃOTRÂNSITO

Acionado semáforo da Servidão Três Marias com a SC-403

Conjunto foi o último a receber a energia elétrica ligada pela Celesc

COMPARTILHE ›
Foto: Emanuel Soares / JCC
Foto: Emanuel Soares / JCC

O semáforo da SC-403 com a Servidão Três Marias foi acionado por técnicos da Prefeitura de Florianópolis remotamente da sala de controle do trânsito instalada no centro da cidade. O conjunto semafórico foi o último a receber a ligação de energia elétrica na semana passada e, desde então, estava intermitente piscando no amarelo.

O sistema poderá controlar os tempos de sinal verde e vermelho em caso de fluxo intenso para evitar engarrafamentos. Com a entrada da Central em operação, os semáforos já serão sincronizados em tempo real. O trabalho para instalação dos novos equipamentos começou em janeiro. De lá para cá, a cidade ganhou 134 sistemas de controle de trânsito, que funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração controlam os 630 semáforos da cidade.

Será da sala de monitoramento que, num domingo de sol, os semáforos podem ser programados para que o trânsito em direção às praias flua com mais rapidez e, em caso de chuva, facilite o fluxo em direção aos shoppings, por exemplo. Na sala, irá funcionar também o monitoramento da Guarda Municipal e da Defesa Civil.