BUSÃO COM ACESSIBILIDADE

Acesso para deficientes está disponível em 69% dos ônibus de Florianópolis

Veículos já vem equipados de fábrica com elevador para cadeirantes, possibilitando que as pessoas com mobilidade reduzida possam se deslocar pela cidade

COMPARTILHE ›
Acesso para deficientes está disponível em 69% dos ônibus de Florianópolis
Foto: Consórcio Fênix

Quem anda de ônibus no Norte da Ilha já viu que a maioria dos veículos que circulam pela região está com o acesso para deficientes disponível. Conforme as frotas são renovadas, ou seja, novos ônibus são comprados, os veículos já vem equipados com o elevador para cadeirantes, possibilitando que as pessoas com mobilidade reduzida possam se deslocar sem problemas pela cidade.

O Consórcio Fênix afirmou que 69,38% dos 454 ônibus que atendem o sistema convencional possuem plataformas elevatórias, o que representa 315 veículos. “Todos os veículos adquiridos pelo Consórcio Fênix desde outubro de 2008 possuem elevador para cadeira de rodas conforme as normas de acessibilidade definidas por legislação Federal”.

Acesso para deficientes está disponível em 69% dos ônibus de Florianópolis
Foto: Consórcio Fênix

Porém, a legislação Federal que foi assinada pelo ex-presidente Lula, colocava 2014 como prazo final para que todas as empresas urbanas e rodoviárias estivessem adequadas. Segundo o conjunto de empresas, a total acessibilidade vai ocorrer, porém ainda não há previsão.

Um dos fatores que contribui para o crescimento constante do percentual de ônibus com plataforma elevatória é que os novos coletivos adquiridos já saem de fábrica com o mecanismo. Os botões que disparam o sinal de parada do coletivo também são padronizados com linguagem em braile, facilitando a acessibilidade para deficientes.